Estudo financiado pela NASA explica o colapso das civilizações

Ao longo da história, as grandes civilizações da humanidade caíram uma atrás da outra, como se isso fosse um desfecho inevitável após alcançar o apogeu.

Seja a Mesopotâmia ou o Império Romano, todos tiveram seu declínio inexorável apesar de terem sido grandes potências.

A NASA financiou um estudo para encontrar os fatores que fazem com que uma civilização entre em colapso. Em conformidade com a teoria marxista, afirma-se que o nascimento de elites causa um desperdício de recursos e que elas custam muito caro à sociedade. “Dois fatores importantes parecem estar presentes em diferentes sociedades que desmoronaram: a escassez de recursos, consequência da pressão exercida sobre a capacidade limitada dos recursos naturais, e a estratificação econômica da sociedade em elites e massas”, explica o estudo.

Devido à fórmula “dinâmica homem-natureza”, na qual são medidos fatores como taxa de natalidade, recursos e renda, foi possível criar uma equação matemática aplicável a diferentes períodos históricos. O resultado do estudo definiu que, à medida que a sociedade se torna mais complexa e a classe alta se separa da massa, a desigualdade na distribuição de recursos faz com que haja um colapso.

Por outro lado, o estudo concluiu que: “o colapso pode ser evitado e a população pode alcançar um estado de equilíbrio em sua capacidade máxima de produção se o nível de exploração da natureza se reduzir a um nível sustentável e se os recursos forem distribuídos de forma igualitária”.

O estudo foi financiado pelo Goddard Space Flight Center da NASA e liderado pela National Science Foundation’s Safa Motesharrei.

Fonte: The Atlantic
Imagem: krivinis/Shutterstock.com

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.