Malware cerebral: governos estão a um passo de ler mentes

A guerra pela privacidade dos dados é praticamente uma batalha perdida para aqueles que acessam, mesmo que uma única vez, um website e fornecem seu nome e sobrenome.

Basta um clique para que os motores de busca e os governos já tenham acesso a milhares de informações sobre cada pessoa. Com a criação de interfaces que conectam a mente humana a um aparelho, essa guerra se estende à esfera do pensamento.

Cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, afirmaram que, com a criação dessa tecnologia de interfaces, cuja origem está nos aparelhos de encefalograma, existe a possibilidade de os governos utilizarem esse meio para roubar informações pessoais. Isso pode ocorrer no momento em que os usuários estejam, por exemplo, jogando com os dispositivos que se conectam à sua cabeça, uma vez que estes recebem os sinais emitidos pelo cérebro.

Segundo os especialistas, nas sessões do jogo podem existir imagens que aparecem e desaparecem abruptamente, o que provoca reações involuntárias nos usuários, as quais são estudadas pelos governos, revelando informações sobre suas preferências políticas e sexuais. “Isso é como um detector de mentiras à distância, um detector de pensamento”, explica Howard Chizeck, pesquisador da universidade, que afirmou que se não forem criadas rapidamente leis para proteger a privacidade, será tarde demais para evitar os ataques de governos.

 

Fonte: Motherboard

Observação: no post original, ao invés de denunciar os governos, a publicação ataca os hackers. Nós do Nerdices reproduzimos o mesmo texto, substituindo hackers por governos. Temos certeza de que faz BEM MAIS sentido essa substituição 😉

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.