Estudo sugere como era o sexo no Egito Antigo

Além de pirâmides, múmias, deuses e papiros, a história do Egito Antigo tem um poderoso componente sexual que só veio à tona no século XX. Até então, esse passado era deixado de lado pelo conservadorismo de arqueólogos cristãos e muçulmanos. Seriam os egípcios amantes tórridos, como nos filmes de Hollywood? Pesquisadores acreditam que iconografias eróticas, como o Papiro de Turim e alguns outros poucos desenhos que restaram, podem ajudar a desvendar esse mistério.

O pouco que há de concreto para estudar um tema tão desafiador pode ser encontrado no trabalho do catalão Marc Orriols. Ele estudou iconografias do período do Império Novo e centrou sua pesquisa na análise da cópula a tergo (por trás), mostrada nas famosas óstracas (fragmentos de pedra com desenhos) e grafites da cidade dos construtores de tumbas de Deir el Medina.

“Por trás”

Esse “por trás” seria o sexo vaginal, e muitos pesquisadores passaram a especular que se tratava da posição mais recorrente no Egito na época. Orriols, no entanto, chegou à conclusão de que poderia existir outro significado. Segundo ele, esses desenhos representariam, em sua maioria, sexo anal. O pesquisador defende que os desenhos não estariam retratando cenas sensuais e poderiam significar algum tipo de humilhação entre homens.

Mas como era o sexo por prazer então? A resposta é difícil, de acordo com Orriols, já que são escassos os desenhos sobre o assunto no Egito, em comparação com o que existe sobre a Grécia e Roma Antiga.

Realidade x Hollywood

De acordo com o pesquisador, 3% das pinturas egípcias são da cópula a tergo. Outras mostram homens com membros desproporcionais e posturas acrobáticas das mulheres – que de fato estão em um papiro único, que poderia retratar um prostíbulo. Em outras duas cenas aparece a posição papai-mamãe (ou do missionário). A conclusão é que não há evidências para traçar um perfil do comportamento sexual dos egípcios na Antiguidade, mas, ao que indica, era um povo longe de praticar cenas tórridas como nos filmes de Hollywood, que entraram para o imaginário dos expectadores.

Fonte: El País , Obvious

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.