Mina na Inglaterra pode guardar segredos extraterrestres

Éramos uma coisa só há bilhões de anos… mas será que ainda compartilhamos elementos com nossos planetas vizinhos? Cientistas europeus apostam que sim e investigam uma mina na Inglaterra cujas rochas seriam semelhantes às de Marte. Agora é só achar possíveis formas de vida ali.

A mais de um quilômetro abaixo da Terra, cientistas europeus pesquisam uma mina com rochas formadas há 250 milhões anos que podem dar pistas sobre a vida em Marte. Localizada no nordeste da Inglaterra, a mina Boulby é rica em potássio e sal. As rochas que existem ali são semelhantes a estruturas já observadas por sondas da Nasa no Planeta Vermelho.

O objetivo da pesquisa, segundo cientistas da Universidade de Edimburgo, é calcular até que ponto a Missão Marte 2020, da agência espacial americana, deve se concentrar em explorá-los. Boulby é considerada um bom análogo da superfície de nosso planeta vizinho.

Munidos de roupas especiais, equipamentos de oxigênio e lâmpada no capacete, os cientistas descem num elevador por cerca de 8 minutos e colhem extratos dessas rochas, que passam por máquinas onde entram em contato com antígenos na esperança de ativar proteínas que poderiam representar alguma forma de vida. A ideia é ter alguma pista sobre a árvore genealógica da Terra e, quem sabe, do espaço. Afinal, tudo era parte de uma coisa só há bilhões de anos, certo?

Fonte: New Scientist

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.