Site russo revela ameaças à humanidade escondidas nos oceanos

379631 07: An atomic cloud rises July 25, 1946 during the “Baker Day” blast at Bikini Island in the Pacific. (Photo by National Archive/Newsmakers)

Nos anos da Guerra Fria, o perigo iminente de uma explosão atômica deixou a população mundial em vigília por quase quatro décadas.

Com a queda do Muro de Berlim e a posterior dissolução da URSS, a humanidade foi esquecendo aos poucos o medo da destruição nuclear. Mas talvez essa seja uma falsa tranquilidade: no fundo dos mares, descansam inúmeros artefatos nucleares que se perderam no calor da guerra e agora ameaçam liberar materiais radioativos perigosos.

O site russo Esoreiter publicou recentemente um artigo detalhado sobre os artefatos nucleares perdidos pelas duas grandes potências durante a Guerra Fria. Apesar de os mecanismos explosivos estarem danificados e seja um tanto improvável que as bombas venham a explodir, o material atômico presente nos dispositivos está em sério risco de vazar nos oceanos e contaminar a água do planeta.

Dentre os submarinos americanos afundados em serviço estão o Thrasher, alimentado por dois reatores nucleares, que naufragou em 1963. O submarino nuclear Scorpion afundou em 1968, com seus dois torpedos atômicos e se encontra, desde então, a mais de 3 mil metros de profundidade. Os soviéticos por sua parte perderam o K-27 após um incêndio do reator experimental com o líquido de arrefecimento. Também deixaram suas cargas nucleares na água os submarinos russos K-8, K-278 e K-159.

Mas a ameaça não vem somente de submarinos: vários aviões perderam suas bombas atômicas na guerra, entre eles o B-36, o B-47 e o caça F-86, todos pertencentes à aviação norte-americana. O exército americano reconheceu a perda de 11 artefatos nucleares e, embora a ex-URSS não tenha divulgado suas baixas, estima-se que o número deve ser parecido.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.