Evangeline Lilly é uma atriz conhecida por seus importantes papéis em Hollywood – como Kate, na premiada série Lost, a elfa Tauriel em O Hobbit e Hope Van Dyne em Homem-Formiga – mas o que muitos não sabem, é que ela também é uma grande escritora. Seu primeiro trabalho publicado, Os Molambolengos, será lançado no Brasil pela Editora Aleph, na Comic Con Experience (CCXP) 2015.
A atriz estará na Comic Con Experience de 3 a 5 de dezembro (quinta a sábado), em um estande próprio para autografar o livro e interagir com os fãs. Além disso, participará de painéis especiais sobre seu trabalho e sua carreira.
Com um estilo comparado ao de Tim Burton e Neil Gaiman, Lilly conta a história de Selma, uma garotinha mimada e esnobe, que encontra um teatro itinerante povoado pelos exóticos Molambolengos. Os personagens, que dão nome à obra, são marionetes animadas que de forma bem-humorada, e versos divertidos e educativos ensinam lições valorosas à pequena.
O estilo de Lilly é único e encantador. De acordo com a autora, as crianças adoram o sentimento causado pelo desconhecido e pelo macabro. Ela explica que descobriu isso comos próprios filhos. Seu livro pode ser considerado um conto de fadas obscuro, tendo como mensagem principal uma advertência: “O que estou tentando dizer é que em cada um de nós há uma pessoa boa e uma má e temos que fazer a escolha certa sobre nossas ações”, explica a atriz em entrevista para o site Forces of Geek. Apesar de indicado para o público infantil, o romance traz uma lição importante de forma inovadora e peculiar, tanto para as crianças quanto para os adultos.
A obra foi produzida em parceria com Johnny Fraser-Allen, artista da Weta, empresa de efeitos especiais do diretor Peter Jackson. Profissional renomado, Fraser-Allen participou de grandes produções como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e O Hobbit. Em Os Molambolengos o artista conseguiu criar ao mesmo tempo, ilustrações bonitas e excentricamente assustadoras. Os traços e cores utilizados por ele tornam o livro uma publicação diferenciada e profunda, se comparada a outros livros infantis do gênero.
– Evangeline Lilly e Johnny Fraser-Allen – ilustrador do livro – se conheceram na Nova Zelândia, em 2010, durante as filmagens de O Hobbit.
– A princípio, Lilly e Fraser-Allen estavam trabalhando em outro livro escrito por ela, mas depois de conhecer a história de Os Molambolengos, Fraser ficou encantado e já começou a produzir as imagens utilizadas no livro.
– Os Molambolengos é o primeiro livro de muitos que Lilly pretende lançar. Ela, inclusive já escreveu a segunda obra que dará continuidade à história.
– A intenção de Lilly é que o livro se torne um filme futuramente.
– O livro foi escrito quando Lilly tinha apenas 14 anos.
Sobre a autora
Evangeline Lilly é atriz, tendo ganhado fama pelo papel da fugitiva Kate na célebre série de televisão de JJ Abrams, Lost. Ela ficou um tempo sem atuar depois que acabaram as filmagens de Gigantes de Aço, de 2010, para se concentrar em sua vida familiar e em sua principal paixão: escrever.
Sobre o livro
Titulo: Os Molamgolengos
Autora: Evangeline Lilly
Ilustrador: Johnny Fraser-Allen
Tradutor:
Editora Aleph
Ano: 2015
Preço de capa: R$39,90
A CCXP
Comic Con Experience 2015 acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes, próximo à estação Jabaquara do Metrô, com atrações de peso e conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura pop. Mais de 120 mil pessoas são esperadas nos quatro dias de evento. Para adquirir os ingressos e saber mais sobre o maior evento de cultura pop do país, acesse www.ccxp.com.br