25 de maio: dia da toalha, dia do orgulho nerd

Hoje, 25 de maio, você verá muitos posts, muitos memes e certamente também nos trends topics do Twitter referências ao dia da toalha ou dia do orgulho nerd. Mas o que é esse dia? Por quê dia 25? Por quê dia da toalha? E, afinal, o que é ser nerd?

Estamos também comemorando esta data, e nem podia ser diferente né? O Nerdices se viu obrigado a responder, de forma simples e direta, estas perguntas. Leia e compartilhe, explicando para outras pessoas a data.

O que é o dia do orgulho nerd?

É uma iniciativa para dar visibilidade aos nerds, combater a imagem estereotipada que foi construída principalmente pelo cinema dos anos 80. É também uma data para difundir a cultura nerd/pop.

Origens

Tim McEachern organizou eventos não conectados chamados Festival do Orgulho Geek e/ou Dia do Orgulho Geek de 1998 a 2000, em um bar em Albany, Nova York, que às vezes são vistas como um prelúdio para o Dia do Orgulho Nerd. Em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e na internet, chamando a atenção de mídia e tendo publicidade dada por alguns meios. A maior concentração aconteceu em Madri, onde 300 nerds demonstraram seu orgulho com um pacman humano. Um manifesto foi criado para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que inclui uma lista, com tom de brincadeira, dos direitos e responsabilidades básicas dos nerds.

Em 2007 a celebração contou com mais ajuda de instituições oficiais (como o Circo Price, de Madri) e teve comemoração mais ampla por toda a Espanha. Atividades oficiais foram anunciadas no Pilar de la Horadada, Cádiz, Huesca, Calaf, Huelva, e Valência. Houve uma campanha Doação de Sangue Nerd. Entre outros atos, foi exibido o filme Gritos no corredor.

Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd atravessou o Atlântico e foi comemorado oficialmente na América, mais especificamente nos Estados Unidos, onde foi divulgado por numerosos bloggers, unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay. O matemático e autor John Derbyshire, vencedor do Prêmio Livro de Euler e blogueiro geek, anunciou que apareceria na parada da Quinta Avenida em Manhattan, vestido de número 57, na ala dos números primos – o que fez alguns bloggers dizerem que iriam procurá-lo.

Em 2009, o reconhecimento do dia tinha alcançado o Science Channel, com programação especial em 25 de Maio para celebra-lo, e eventos para comemorar o dia aconteceram em Ottawa, lar do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá e um centro de pesquisa notável no Canadá. Em 2010 o festival se espalhou ainda mais, sendo levado a cidades tão diversas como Halifax, Nova Scotia; Budapest, Hungria; Tel Aviv, Israel; Timişoara, Roménia e San Diego, Califórnia.

No Brasil, a data passou a ter mais relevância e alcance através, principalmente, do site e podcast do Jovem Nerd, o Nerdcast. Eventos que reúnem milhares de pessoas, como a Campus Party e a Comic Con, levaram de vez para a vida das pessoas o modo de ser e a cultura nerd.

Por que dia 25 de maio?

A data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977 (ver Dia de Star Wars), mas divide o mesmo dia com dois outros “feriados” de fãs semelhantes: o Dia da Toalha, para os fãs da “trilogia de cinco” O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams, e o Glorioso 25 de maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.

Por que dia da toalha?

A assim denominada “trilogia de cinco livros” conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo (Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams). Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os “viajantes da galáxia”, a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações. Conforme o Capítulo 3 do livro:

Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.

Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “Vem cá, você sancha esse cara dupal, o Ford Prefect? Taí um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível.)

Primeiramente, quando do falecimento de Douglas Adams, fãs do autor queriam encontrar uma forma de homenagear uma pessoa que tinha feito o mundo rir e chorar de rir, então precisavam de um tema engraçado para sua homenagem. Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre a cultura nerd, que tal pegar sua toalha e também comemorar? 🙂

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.