A última espada mágica dos Vikings

 

Uma espada verdadeiramente original da era Viking, adornada com ouro, inscrições e ornamentos foi encontrado em Langeid (Noruega) em 2011. A descoberta da arma não foi divulgado até agora, quando a espada foi exibida pela primeira vez em uma exposição de Museu Histórico de Oslo.

A espada deve ter pertencido a um homem rico até o final da cultura Viking . Mas quem ele era e o que significam as inscrições mágicas que aparecem na decoração de ouro? Ele era o dono da espada no exército do rei dinamarquês Canute, quando este atacou a Inglaterra em 1014-1015? No verão de 2011, os arqueólogos do Museu de História Cultural em Oslo haviam descoberto um cemitério Viking em Langeid em Setesdal no sul da Noruega. Em um dos túmulos eles fizeram esta descoberta surpreendente.

“Mesmo antes de começar a cavar esta sepultura, eu percebi que era algo especial. O túmulo era tão grande e parecia diferente dos outros 20 túmulos no cemitério. Em cada um dos quatro cantos do túmulo haviam como que buracos”, disse a arqueólogo Camilla Cecilie Wenn. Os buracos revelaram que havia um telhado sobre a sepultura, um sinal de que teve um lugar de destaque no cemitério. Mas quando eles cavaram para alcançar o caixão no fundo do túmulo, havia poucos vestígios de presentes para a vida após a morte, apenas dois pequenos fragmentos de moedas de prata. Um deles era provavelmente da era Viking alemã, a julgar pela forma como foi gravado, enquanto o outro era um centavo cunhadas sob Ethelred II de Inglaterra que data do período 978-1016.

“Mas quando fomos para cavar ao lado do caixão, apareceu algum metal que era difícil de determinar. De repente, um torrão de terra caiu e o objeto se tornou mais claro. Então nós percebemos que era o punho de uma espada. Do outro lado do caixão, o metal provou ser um grande machado. Embora as armas estivessem cobertas de ferrugem quando encontradas, percebemos imediatamente que eles eram especiais. Eles foram colocados lá para proteger a pessoa morta de seus inimigos, ou para mostrar o seu poder? ” O túmulo foi datado de 1030, que “se encaixa bem com a descoberta de uma moeda britânica”.

A espada

A arma tem 94 cm de comprimento e, enquanto a lâmina de ferro está muito oxidada, a alça está bem preservada, assim como o punho e o pomo, que estão cobertos de prata, com detalhes em ouro, e decorados com grandes espirais e combinações de letras que, até o momento, são um mistério.

“Quando examinamos mais de perto a espada, também encontramos restos de madeira e couro na lâmina. Devem ser os restos de uma bainha para colocar a espada “, diz o curador Vike Vegard. Ele teve a difícil tarefa de limpar o punho da espada.

“Na parte superior do punho, podemos ver claramente uma imagem de uma mão segurando uma cruz. Que é único e não sabemos de nenhuma conclusão semelhante em outras espadas Vikings. Há indícios que a espada foi deliberadamente decorada com simbolismo cristão. Mas como terminou uma espada cristã em um cemitério pagão na Noruega? O desenho da espada, símbolos e metais preciosos utilizados sugerem que foi um magnífico tesouro, provavelmente produzido no exterior e trazido de volta para a Noruega para um homem muito importante “, disse Camilla Cecilie Weenn.

“Nas sagas nórdicas, ele está se referindo à espada como um importante elemento da identidade do guerreiro. Uma espada revela status social, sua posição de poder e força. As sagas também nos dizem que o ouro tinha um valor simbólico especial na sociedade nórdica. Ouro na literatura nórdica representava o poder e potência. O ouro é pouco material arqueológico como período Viking e também representava o poder e potência. Isso indica que o ouro tinha considerável valor econômico e simbólico “, disse Hanne Lovise Aannestad, autor de um artigo recente sobre as espadas dos Vikings.

Magia

As sagas também enfatizam a importância de espadas ornamentadas. Alguns podem ter apertos de ouro com ornamentação e runas mágicas. As sagas míticas falam de espadas mágicas forjado pelos anões. A criação de mitos que cercam a arte de ferreiro e fabricação de espadas de alta qualidade pode estar relacionado ao fato de que poucas pessoas dominaram as circunstâncias de campo. A produção de objetos de metal de alta qualidade pode ter sido uma forma de conhecimento oculto para a maioria. Isso deu aos objetos uma aura mágica.

“A Era Viking foi um período de grande agitação social. Em momentos como esse, certos objetos simbólicos podem desempenhar um papel importante na negociação de posições sociais. Há um monte de coisas que sugerem que estes magníficos objetos eram essas espadas, refletindo o status e poder do guerreiro e seu clã “, diz Hanne Lovise .

A machadinha

O machado que foi encontrado no mesmo túmulo não tem decoração do ouro. Mas o eixo é coberto com latão e é provável que brilhasse como ouro. Tais revestimentos são muito raros na Noruega. Mas uma série de eixos semelhantes encontrados no rio Tamisa em Londres . Isso faz com que o machado seja particularmente interessante. O machado amostra Langeid pertencente à mesma era como aqueles encontrados no Tâmisa. Houve uma longa série de batalhas ao longo do Tamisa, no final do décimo e início do século XI. O rei dinamarquês Svend Forkbeard e seu filho Canuto levou seus exércitos contra o rei Inglês. Até mesmo orei norueguês Olav (Haraldsson) o Santo esteve envolvido no ataque a Londres em 1009. Os homens sob o Rei da Dinamarca foram na Escandinávia. São os eixos são perdidos no Tamisa para as numerosas escaramuças, ou o que o vencedor jogá-los no rio?

A espada pertencia a um exército Viking do rei Canuto?

Abaixo Setesdal Vale encontrou uma pedra de runas com a inscrição:”Arnstein levantou esta pedra em memória de Bjor seu filho, que foi morto quando Canuto” foi depois de “Inglaterra. Deus é um só “(traduzido do norueguês antigo). O texto provavelmente está se referindo aos ataques do rei Canuto para a Inglaterra em 1013-1014. É provável que a pedra foi erguido logo após os ataques, por um pai cujo filho nunca mais voltou para casa. Uma fonte escrita do século XII afirma que o mais próximo de exército rei Canuto teve que atender a certos requisitos. Os soldados tinham que honrar o rei, teve que pertencem às famílias líderes da sociedade e também teve que fornecer suas próprias armas e alças espada dourada.

A espada Langeid certamente teria sido aprovado pelo rei Canuto, provavelmente o machado. A espada foi feito fora da Noruega e uma origem anglo-saxão é muito possível. O machado é muito semelhante aos encontrados no Thames, especialmente no revestimento de latão. O túmulo continha também a espada a única moeda que está em Langeid da região anglo-saxão, o que aumenta a possibilidade de que o falecido tinha uma ligação especial com os acontecimentos na Inglaterra.

“É bem possível que o homem morto era um dos homens escolhidos a dedo rei Canuto para a batalha com o rei Ethelred da Inglaterra. Visto em relação ao runestone mais abaixo no vale, é tentador sugerir que é a Bjor possui que foi trazido para casa e enterrado aqui. Outra possibilidade é que seu pai Arnstein só tem grandes braços de seu filho de volta e que, precisamente por essa razão, ele decidiu erguer uma pedra de runas a seu filho como um substituto para uma sepultura.Quando morreu ele mesmo Arnstein, os braços gloriosos de seu filho foram colocadas em seu túmulo. A morte de seu filho deve ter sido muito difícil para um homem velho. Talvez sua família honrada tanto quanto Bjor deixando Arnstein Arnstein ser enterrados com armas para uma história tão heróico “, disse Zanette Glørstad.

A runa de pedra que datam da mesma época como a fase final da necrópole e atesta que o cristianismo está prestes a se enraizar na sociedade norueguesa. É o mais antigo runestone norueguês que se refere ao cristianismo. Poderia este também explicar por que as armas foram colocadas fora do caixão? Em um período de transição, as pessoas podem ter optado por usar tanto pagã e elementos cristãos em um funeral. O túmulo Langeid é um dos últimos funerais pagãos que sabemos da Noruega e as marcas tanto a grandeza eo fim da Era Viking.

Desde o Verão de 2011, a espada encontrada em Langeid foi preservada graças ao trabalho meticuloso e investigação de conservadores e arqueólogos do Museu de História Cultural. A espada pode ser visto pelo público na exposição chamada “pessoalmente” uma amostra de jóias e ornamentos pessoais ao longo do tempo e do espaço.

via ABC.es

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.