Nos próximos dias 18 e 19 de julho, em Florianópolis, no Centro de Inovação ACATE, estarão reunidos empreendedores, entusiastas, programadores, usuários e todos aqueles que, no Brasil, participam de alguma forma da economia Bitcoin.
A III BitConf é uma iniciativa da moderação da comunidade Bitcoin Brasil, com apoio da FoxBit.
Serão 14 palestrantes, que abordarão assuntos como aspectos legais e jurídicos do Bitcoin, mineração de criptomoedas, mercado mundial de Bitcoin, empreendimentos relacionados, desenvolvimento, tecnologia da Blockchain, atuação e serviços de exchanges e bolsas, aspectos filosóficos do Bitcoin, privacidade, criptografia, segurança, enfim, serão 11 palestras/debates e 1 oficina sobre uso seguro do Bitcoin.
Confira a programação e os participantes:
Palestrantes
Ken Kappler
Atualmente morando em Londres, Kenneth Kappler, ou apenas Ken, é Technical Communications Director da plataforma Ethereum. Assista esse vídeo que sintetiza o que é a plataforma Ethereum: https://www.youtube.com/watch?v=Clw-qf1sUZg
Alexandre Van de Sande
Designer de interfaces do Ethereum é o responsável pelo projeto Mist, um browser que usa tecnologias de blockchain e bittorrent para permitir acesso a websites e aplicativos seguros, permanentes e sem servidores centralizados.
André Horta
CEO da startup BitcoinToYou, criou em julho/2013 a plataforma para compra e venda de Bitcoins no Brasil (www.bitcointoyou.com), atualmente com mais 7000 clientes cadastrados, negociando acima de 1 milhão de reais ao mês em Bitcoin. Gerenciou projetos para multinacionais como: Fiat, Ford, Usiminas, Gerdau, Vale, Banco Bonsucesso e IbiCred dentre outras. Apaixonado por tecnologia!
Edilson Osório Jr
Professor e especialista em infraestrutura e segurança da informação, trabalha exclusivamente com sistemas open-source evangelizando o software livre há 20 anos.
Desenvolveu em co-autoria o primeiro software de automação comercial para casas noturnas, bares e restaurantes em GNU/Linux com biometria para alta-rotatividade no início dos anos 2000 e desde então administrou mais de 350 servidores e 1500 terminais linux rodando seus sistemas. Recentemente criou a primeira plataforma mobile de pagamento para casas noturnas e após desenvolver um dispositivo para detectar automaticamente queda de idosos, mudou para a área de healthcare projetando tecnologias que auxiliam a qualidade de vida na terceira idade.
Apaixonado por sistemas distribuídos, travou o primeiro contato com o Bitcoin em 2011 e voltou a operar a tecnologia ao final de 2013. Desde então busca meios de levar a tecnologia ao mainstream, avaliando os riscos e impactos da adoção da moeda em diversas áreas.
Fernando Bitti Loureiro
http://www.bitcoinnosnegocios.com.br
Mora há quase 10 anos na Espanha, onde foi voluntário da #callebitcoin, iniciativa que levou o Bitcoin a vários comércios em Madri. É capixaba de Aracruz – ES, formado em Engenharia da Computação pelo ITA e dedicado à venda consultiva de equipamentos e serviços de telecomunicações desde que me formei
Fundador do Bitcoin Nos Negócios, site criado para suprir uma lacuna para homens de negócio e profissionais que querem saber mais sobre Bitcoin e outras moedas descentralizadas desde um ponto de vista prático, mas só encontram na Internet informação demasiado técnica, carregada de ideologias ou especulativa demais, quando não totalmente enganosa.
Gabriel Aleixo
Estudou Economia e Administração na Fundação Getulio Vargas (FGV), mas há 4 anos trabalha com suas grandes paixões que são tecnologia e empreendedorismo. Atualmente, é pesquisador e coordenador de projetos no Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro – ITSrio.org, onde lidera o Bitcoin Hub. Também é co-fundador das startups Awe e BTCemPortuguês. Suas principais áreas de interesse e atuação são Bitcoin, Criptografia, Privacidade, Software Livre e Educação.
Gabriel Ferraz
Estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal de Uberlândia, 19 anos, CEO e Cofounder da Hubble.com.br . Google Student Ambassador e fiel defensor da economia digital desde 2013.
João Canhada
Co-fundador e atual CEO da Foxbit. Lançada oficialmente em dezembro de 2014, a Foxbit trouxe transparência e agilidade ao mercado, com depósitos e saques executados em minutos (ao invés de horas), e se tornou rapidamente uma importante exchange no cenário nacional. Teve um crescimento único frente as outras exchanges do Brasil e em apenas 6 meses de atividades conta com 4.000 clientes cadastrados, que movimentaram aproximadamente R$ 15 milhões dentro da plataforma.
Luiza Silva Balthazar
Advogada formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente atua na área de Direito Empresarial do Pinhão e Koiffman Advogados, escritório de São Paulo especializado em TI e inovação. Apresentou trabalho sobre análise jurídica do Bitcoin no VI Congresso Internacional de Direito Eletrônico. Possui outros trabalhos na área de tecnologia e concorrência desleal.
Marco Agner
Desenvolvedor de softwares com foco em Bitcoin e segurança da informação. Atualmente, trabalha como consultor remoto para startups, construindo novas soluções para o ecossistema Bitcoin e para o projeto Bitcoin Hub.
Pedro Rezende
Professor concursado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), onde tem lecionado, desde 1990, teoria da computação, teoria dos grafos, linguagens formais, linguagens de programação, compiladores, organização de hardware e software, criptografia e segurança de dados, informática e sociedade, entre outras disciplinas, e exercido os cargos de coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação, do Laboratório de Informática, e do ensino básico de programação. Foi também professor no Departamento de Matemática da UnB (1976 a 78) e na National Hispanic University (EUA, 1986).
Participações no Grupo de Padronização de Segurança da Comissão de Informatização do Conselho Nacional de Justiça (2006), no Grupo Interministerial sobre Sociedade da Informação no Itamaraty (2005), no Conselho do Instituto Brasileiro de Política e Direito de Informática, no Conselho da Free Software Foundation Latin America (2007 a 2008), e no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, ICP-Brasil (2003 a 2006), como representante da Sociedade Civil por designação do Presidente da República.
Consultor em criptografia e segurança computacional para empresas (trabalhou na Apple, na análise de segurança do sistema operacional), órgãos públicos, legisladores, operadores do Direito e agências de fomento científico no Brasil, Assessor especial da Presidência do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para assuntos internacionais relativos a propriedade imaterial e software livre (2005), Coordenador e professor, desde 1997, do Programa de Extensão em Criptografia e Segurança Computacional na UnB, o primeiro a oferecer no Brasil (2003) curso de programação para Infraestruturas de Chaves Públicas.
Rocelo Lopes
Empreendedor internacional com vasta experiência em VoIP. Diretor executivo na CoinBR, exchange e mineradora de bitcoins, recentemente adquiriu a Coinverse, o primeiro Bitcoin Banking do Brasil. Membro da Fundação Bitcoin Brasil e investidor em diversas outras empresas do segmento. Lançou no início deste ano a primeira wallet (APP) criada especialmente para os usuários brasileiros.
Rodrigo Castilhos
Médico, ex-administrador da Wikipedia em língua portuguesa, entusiasta das licenças Creative Commons, tradutor voluntário da edição em português do Brasil do livro “Mastering Bitcoin” de Andreas Antonopoulos.
Safiri Felix
Formação em Economia (UNESP-Araraquara) e Administração (Mackenzie), com especialização Banking (LabFin-FIA/USP). Passagens profissionais pelo Banco Santander, Societe Generale, CDI Lan e Endeavor. Investe no mercado de capitais desde os 16 anos, quando começou a brincar em simuladores da Bovespa. Nos últimos anos tem se dedicado a explorar modelos de negócio baseados em soluções distribuídas e mecanismos financeiros inclusivos.
Responsável pela operação da Coinverse, startup que utiliza o protocolo Bitcoin para desenvolver produtos financeiros não bancarizados, operadora do 1º caixa eletrônico da América Latina capaz de realizar operações de compra de Bitcoin e saque em Real, instalado em São Paulo desde junho de 2014. Em junho de 2015, com a aquisição da Coinverse pela CoinBR, passou a ser seu CEO.
Programação
18 de Julho de 2015
09:00 – 09:25: Abertura do credenciamento
09:30 – 09:55: Abertura da III BitConf
10:00 – 11:00: Bitcoin é legal? Uma análise juridica do Bitcoin no Brasil – Luiza Silva Balthazar
11:00 – 12:00:
14:00 – 15:30:
16:00 – 17:00:
17:00 – 18:30:
19 de Julho de 2015
09:30 – 10:15:
10:05 – 12:00:
10:15 – 11:00:
11:00 – 11:45: De exchange à Bitcoin banking – André Horta
14:00 – 15:30:
16:00 – 17:00:
17:00 – 18:30:
Inscrições pelo site www.bitconf.com.br
Pagamento pode ser feito com boleto, cartões e, claro, com Bitcoin 😉
A III BitConf conta com o apoio fundamental da ACATE, do Impact Hub, da Jimmy e patrocínio, além da FoxBit, da CoinBR, Bitcoin to You, Mercado Bitcoin, Hubble e Bitcoin nos Negócios.