Nova brecha de segurança atinge 94% dos aparelhos com Android

A maioria dos aparelhos que rodam Android atualmente conta com uma brecha de segurança descoberta pela Trend Micro. As versões afetadas pelo problema vão da Ice Cream Sandwich (4) à Lollipop (5), ou seja, 94,1% dos dispositivos com o sistema do Google estão vulneráveis.

Graças à falha, um aplicativo malicioso é capaz de introduzir um arquivo ELF (Executable and Linkable Format) e expor o conteúdo da memória do aparelho. Essa informação poderia ser usada para ataques de negação de serviço (DDoS) ou até para ajudar a furar a ASLR (Address Space Layout Randomization) por meio da execução de um código arbitrário.

A Trend Micro garante que a vulnerabilidade não pode ser usada sozinha para a execução de um código, mas as informações vazadas podem ser combinadas com outras falhas para este propósito.

Sem contar as versões mais antigas do Android, como Froyo (2.2) e Gingerbread (2.3), apenas a M, que ainda nem foi liberada, está livre do problema.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.