E o WebOS virou café

lune

Era uma vez o PalmOS, que virou WebOS, que foi comprado e morto pela HP, ressuscitou nas TVs da LG e agora virou café. Deixa explicar melhor isso rsrsrs. Depois que a HP matou o WebOS, ela abriu seu código-fonte (um ano depois da morte) e surgiu o OpenWebOS. A LG se interessou pelo sistema operacional – que, sinceramente, é muito bom mesmo – e passou a usar em suas smart TVs.

Um grupo de programadores criou um outro projeto, com o objetivo de portar o OpenWebOS para tablets e smartphones. E batizaram, agora, esse projeto de LuneOS. Por que Lune?


Lune é Lua em francês. Lune é também é o nome de uma interface legada pelo WebOS (LunaSysMgr). Cada versão do Lune levará o nome de um café (assim como no Android leva de um doce). Essa primeira versão do Lune é a Affogato.

O foco do LuneOS é manter todos os excelentes recursos do WebOS, mas sob o comando e orientação da comunidade. Já está disponível uma versão que roda no Nexus 4, HP TouchPad, Galaxy Nexus e Nexus 7.

Veja abaixo algumas telas do LuneOS:

lune1

lune2

lune3

lune4

lune5

lune7

lune6

lune

lune8

fonte: PivotCE

Opine

comentários


Publicado por Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato ([email protected]) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *