Cidade alemã de Munique cogita abandonar Linux e voltar para Windows

A cidade de Munique é constantemente citada como exemplo de adoção de software livre. Há cerca de 10 anos a cidade usa uma distribuição própria – LiMux – em um projeto que foi implementado pelo ex CEO da SUSE Linux, Richard Seibt.

Recentemente, porém, houve uma mudança na coalizão que governa a cidade, e a partir de então começou um processo de revisão da utilização do Linux.

Segundo a administração municipal, há muitas reclamações por parte dos funcionários, que se queixam de dificuldades de adaptação ao sistema operacional e à suíte OpenOffice.

Para o novo vice-prefeito, Josef Schmid, a mudança realizada há dez anos foi “ideológica”.

Nestes dez anos, 11.6 milhões de euros foram economizados em licenças. Há certamente o fator economia de recursos públicos para se ter migrado para o Linux. Mas também há fatores ideológicos, afinal, o movimento do software livre tem uma visão de defesa de formatos abertos, códigos abertos e livres, e com isso reduzir e mesmo eliminar dependência de empresas.

Logo teremos eleições no Brasil. Seria interessante perguntar aos seus candidatos o que eles pensam sobre software livre e seu uso na administração pública, não acham?

fontes: OMG Ubuntu e ZDNet

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.