Vagar no espaço não é exatamente uma das atividades mais seguras. Que o digam os planetas, cometas, luas, asteróides, meteoros e meteoritos que já colidiram com outros corpos espaciais e se desintegraram. Nosso planeta mesmo recebe, diariamente, milhares de impactos de meteoritos.
O asteróide 1999 RQ36 (agora chamado 101955 Bennu) foi descoberto em 1999. Tem 560 metros de diâmetro. A 24 de setembro de 2182 vai passar tão perto da Terra que existe 1 probabilidade em 1000 de ele se chocar mesmo com a Terra! Ou seja, a probabilidade real de ele bater é de fato 0,00092 entre 2169 e 2199, mas dentro deste intervalo, a data com maior probabilidade será 2182.
Claro que a probabilidade irá mudar à medida que tivermos mais conhecimentos sobre o asteróide e a sua órbita. Há sempre uma pequena incerteza nos números devido a variáveis que ainda não conseguimos medir totalmente, como as influências gravitacionais de outros corpos no Sistema Solar, radiação termal do Sol etc.
Mas outra coisa chama atenção no asteróide 1999 RQ36
Foram divulgadas imagens pela agência espacial da Índia que mostram uma estranha forma neste asteróide, muito similar a uma pirâmide. Seria apenas uma formação rochosa? Ou de fato alguma coisa pode estar viajando neste asteróide rumo ao nosso planeta?
Veja esse vídeo que mostra algo muito parecido com uma pirâmide:
fontes: Astro.pt, ATS e dica de post feita pelo amigo Marivaldo 🙂