Governo dos EUA realiza leilão de bitcoins nesta sexta

Nesta sexta-feira o governo dos Estados Unidos irá realizar um leilão de 30.000 bitcoins apreendidos por ocasião do fechamento do site de vendas Silk Road.

O Silk Road operava na Deep Web desde fevereiro de 2011, e estima-se que em 2012 deva ter lucrado mais de 20 milhões de dólares. A maioria dos produtos negociados eram considerados ilegais.

As transações eram realizadas usando o Bitcoin, para preservar a identidade dos negociantes. No dia 2 de outubro de 2013 o site foi fechado pelo FBI. O administrador do site Ross Ulbricht foi preso em São Francisco. Ele era conhecido como Dread Pirate Roberts. Ele agora enfrenta acusações de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e invasão a computadores. Também teria contratado um matador de aluguel para matar um usuário do Silk Road que teria ameaçado revelar às autoridades as identidades dos administradores.

Ulbricht tem 29 anos e, segundo seu perfil no LinkedIn, é formado em Física e trabalhou com pesquisa pro cinco anos. Então, mudou de área e focou em economia: “Quero usar teoria econômica como um meio de abolir o uso de coerção e agressão entre a humanidade”, afirma na página.

Para descobrir a localização de DPR, foi feita uma investigação bem profunda sobre nas atividades de Ulbricht.

Ela começou com uma pesquisa de quando o Silk Road se tornou popular, que levou a uma postagem bastante suspeita num fórum em janeiro de 2011 feita por um usuário que só fez esse único post, no qual perguntava se alguém já havia comprado no Silk Road. Dois dias depois, um outro post foi feito num fórum sobre Bitcoins por um usuário que utilizava o mesmo username que o do outro fórum, também falando da “loja virtual”. A conclusão foi que ambas as postagens foram criadas para gerar interesse pelo Silk Road – uma estratégia de marketing online bastante comum.

Continuando a pesquisa, foi encontrada uma postagem de cerca de oito meses depois, em que o mesmo usuário (“altoid”) procurava um especialista em TI na comunidade de usuários de Bitcoin e os interessados poderiam enviar um email para rossulbricth@gmail.com. Mas gente??

A partir daí, a investigação tomou como rumo o perfil de Ulbricht no Google+, no qual foram encontradas referências para sites que o DPR citava com frequência em seus posts no Silk Road, como o Mises Institute, especializado na teoria de Escola Austríaca de economia. Também foi descoberto que ele mora em San Francisco, na Califórnia, cujo fuso horário bate com o utilizado por DPR.

Outra evidência veio do código do Silk Road, que só permitia o login se este fosse feito a partir de um IP específico. O último login ao qual o FBI teve acesso é de um café próximo à casa onde Ulbricht morava.

O Bitcoin está valendo hoje quase 600 dolares. Portanto, são quase 18 milhões de dólares, uma das maiores apreensões realizadas pelo governo dos EUA.

Não deixa de ser importante para a economia Bitcoin que o governo realize este leilão. Além de recolocar em circulação estas moedas, o governo também acabou, indiscutivelmente, reconhecendo que o Bitcoin tem valor.

A expectativa entre os entusiastas e usuários do Bitcoin é de que, após o leilão, o valor de cada unidade suba ainda mais.

 

Com informações: INFO, Gizmodo

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.