Papiro do século IV sugere que Jesus era casado

Análises científicas comprovam que o fragmento de papiro encontrado em 2012 que sugere que Jesus era casado é autêntico. A antiguidade do documento e os respectivos escritos são efetivamente dos séculos IV a VIII, dizem os investigadores das universidades de Columbia, Harvard e do MIT. Apesar destes resultados, alguns cientistas ainda duvidam da sua veracidade.

O Evangelho da Esposa de Jesus, como está sendo chamado, tem sido alvo de muita especulação por conter a frase “Jesus disse para eles, a minha esposa…”. O documento diz ainda que “ela irá ser minha discípula”, fazendo levantar a questão, em algumas igrejas, se as mulheres poderiam ser ordenadas sacerdote.


Quando foi apresentado numa conferência em Roma, em 2012, o tipo de letra, a gramática e a tinta fizeram várias pessoas duvidar da veracidade do documento.

A Harvard Divinity School anunciou esta quinta-feira que o fragmento de papiro é autêntico, mas que não comprova que Jesus era casado, nem que as mulheres poderiam fazer parte dos seus discípulos, refere Karen L. King, que acompanhou o processo.

“Espero que consigamos ultrapassar a questão da falsificação para questões sobre o significado deste fragmento para a história do Cristianismo”, disse a historiadora ao jornal Boston Globe.

O documento foi estudado por cientistas formados em engenharia eletrônica, química e biologia da Universidade de Columbia, da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pode ter entre seis a nove séculos, conforme foi publicado no jornal Harvard Theological Review.

Os cientistas usaram um espectroscópio de raios infravermelhos para analisar a composição da tinta, que não mostrou nenhum sinal de ter sido alterada. Os resultados dos testes mostraram ainda que o papiro é feito do mesmo material que era usado dos séculos IV a VIII e que faz parte de um manuscrito antigo.

O jornal Harvard Theological Review publicou também uma refutação à conclusão dos testes, do professor Leo Depuydt, egiptólogo da Universidade de Brown. Este afirma que os resultados são irrelevantes porque o documento inclui graves erros gramaticais e que o fragmento é igual a um texto encontrado em 1945.

Discussão de teólogos, investigadores e cientistas à parte uma coisa pelo menos é certa: este evangelho é comprovadamente mais antigo que os registros das Bíblias mais antigas.

Fontes: Jornal de Notícias, New York Times

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 5 Comments

  1. Pra mim é absolutamente plausível. Nao que esse, especificamente papiro, seja o da esposa de Jesus. Mas que ele poderia ser casado… why not, né cara pálida??

  2. Erros gramaticais, serio, esta é a alegação para falsificação, tendo em vista que como a bíblia descreve todos erram humildes, tendo exemplo: Carpinteiros e pecadores, o cara acredita que com tais atributos naquela época eles ou elas dominassem a gramatica. Este tem fé!
    Muito legal!

  3. Meus caros leitores de fato creio que o papiro é original a ciencia pode comprovar isso. A questão é que o escrito afirma que Jesus Cristo era casado, lembrem que os Apostolos que andaram com ele, nem sua mãe, nem os farizeus e nem os Romanos da época afirma só esta mulher. Veja as questão dos famosos ele nunca te vi nada com uma fã só porque virão ele falando com ela ou ele; o primeiro anuncio que ela publica que teve um caso com ele a midia afirma que foi. se com essas pessoas que não aos pés de Jesus Cristo no que diz respeito a popularidade imagine com Jesus Cristo no passado e hoje. Sem mais comentarios Jesus Cristo estar voltando. Ass: Pastor Vladimir Florentino

  4. Outra coisa prestando atenção na publicação o papiro foi encontrado em 2012 e teste comprovam que efetivamente foi escrito por volta dos seculos IV á VIII. Calculem comigo a contagem de nossos anos positivo é contado desde o nascimento de Cristo ano 1, ano 2…; um seculo (100) Dois Seculos (200), três seculos (300) e quatro seculo (400) deixa os outros 400 anos pra lá.; Vamos foca aqui. Jesus Cristo Morreu aos 33 anos é comprovado ou seja 3 décadas e 3 anos. Vamos dizer que os cromos passou a contar depois da morte e ressurreição de Cristo 400-33= 367. a suporta mulher de Jesus Cristo teria quando escreveu esse papiro 367 anos. Onde é comprovado que em 2014 anos a contar do de hoje não a relato histórico, cientifico, arquio logico ou antropológico que afirmem que alguém nesses 2014 anos chegou á 199 anos estoirando coloco esse tempo de idade , chegou a viver nessa era cristã. Então leiam com atenção pra não pecarem contra Deus na pessoa bendita de Jesus Cristo. Ass. Pastor Vladimir Florentino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.