Nesta data, 17 de abril de 2014, a comissão que está organizando a Fundação Bitcoin Brasil lançou uma carta de apresentação/intenções. A comissão, que reúne algumas das referências do Bitcoin no Brasil, pretende logo organizar o Congresso de fundação. Confira a íntegra da carta:
É com muito prazer que apresentamos a Comissão Organizadora da Fundação Bitcoin Brasil. Uma fundação brasileira, sem fins lucrativos que surge com o objetivo de representar um novo modelo monetário eletrônico que vem crescendo vertiginosamente – o bitcoin e demais criptomoedas –, seja em relação ao seu valor intrínseco, seja em relação a sua representatividade de inovação, defendendo a expansão das liberdades individuais tanto econômicas quanto sociais.
Iniciativas ao redor do mundo foram organizadas com intuito de promover e padronizar o seu uso, protegendo a tecnologia contra qualquer evento intencional ou não, natural ou humano, que possa impactar negativamente a sua confiabilidade, seu desenvolvimento e amadurecimento.
Nações como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Argentina formam o quadro de países que já promovem o Bitcoin através de suas Fundações. No presente momento a Comissão Organizadora da Fundação Bitcoin Brasil que, tomando como exemplo as demais Fundações de Bitcoin ao redor do globo, também percebe e compartilha da necessidade da criação de uma figura representativa para este escopo no Brasil. Desta maneira, pretendemos assumir a mesma responsabilidade de promover, proteger e padronizar o desenvolvimento e uso das criptomoedas no Brasil, além de educar a sociedade sobre os benefícios e desafios que essa inovação traz consigo.
Por fim gostaríamos de reforçar a satisfação que temos em apresentar esta Comissão que, além de representar e promover o Bitcoin no Brasil, está apta e disposta a apoiar a inovação por meio desta nova tecnologia, que a cada dia recebe mais adeptos ao redor do mundo.
Agradecimentos,
Comissão Organizadora da Fundação Bitcoin Brasil
Allex Ferreira
Daniel Niero
Fernando Ulrich
Fernando Paladini
Paulo Fiorio
Wladimir Crippa