Há inúmeras opções para se criar e ter uma carteira (wallet) para guardar seus bitcoins. Além da carteira nativa, há as opções de carteiras online, como o Blockchain e CoinPunk, há as carteiras das exchanges e há também o KryptoKit, uma extensão para o Google Chrome, que iremos analisar agora.
O KryptoKit é baseado na encriptação GPG e além de ser uma carteira, ele tem outros recusos, como por exemplo enviar mensagens para outras pessoas também com segurança, usando a criptografia.
O processo de instalação é fácil, como o de qualquer extensão do Chrome. Após fazer o download aqui, você inicia a instalação. Não é necessário criar nenhum usuário e tampouco requer senhas.
O seu endereço de Bitcoin é gerado a partir da movimentação do mouse. Todas as informações ficam armazenadas de forma criptografada no seu computador. Nada é enviado para nenhum servidor.
Para receber os bitcoins, basta informar o seu endereço e o mais legal: para realizar pagamentos, não é necessário realizar leitura de QR Code ou ficar copiando e colando endereços. A extensão localiza e extrai na página onde você estiver o endereço automaticamente.
Veja no vídeo abaixo como o sistema funciona. Neste vídeo, é mostrada uma compra feita no Zinga (desenvolvedora de games que aceita Bitcoin):
Se você desejar, obviamente pode configurar também uma senha para usar a extensão. Se o seu computador não é usado apenas por você, considere usar.
Eu achei o KryptoKit muito interessante e estou usando ele para receber alguns bitcoins. Acho que vale à pena você testar mais essa opção. Deixe sua opinião nos comentários 😉