Se você é um usuário do sistema Android para smartphones e tablets, e está acima da média de um usuário comum, já deve ter precisado, em algum momento, baixar o arquivo APK.
O APK é a extensão dos arquivos de programas do Android, assim como é o EXE no sistema Windows e RPM e DEB no Linux.
Quando você baixa um app na Google Play, ele instala diretamente o programa. Você não fica com o APK no seu smartphone.
Mas um desenvolvedor criou uma extensão para o Google Chrome que permite que você faça isso. A extensão pode ser baixada no site do desenvolvedor, clicando aqui.
Arraste o arquivo para a aba de extensões do Chrome, como na figura abaixo.
Em seguida, é necessário configurar a extensão com as informações de sua conta na loja da Google. Esse processo requer que você saiba o ID do seu aparelho, seja celular ou tablet, com o qual se conecta na Google Play.
Para descobrir o ID do seu celular, você pode discar o código *#*#8255#*#* e verificar o número no monitor Gtalk. O ID aparece logo abaixo da seção “Endpoint”. Você deve anotar os 16 caracteres que aparecem após android-
Caso esteja utilizando um tablet, a melhor opção para descobrir o ID do seu aparelho é recorrer ao aplicativo Decide ID, que serve justamente para determinar o registro do dispositivo.
Com o número anotado, você pode configurar a extensão com as informações da sua conta. Sem isso, ela simplesmente não funciona. Portanto, entre na aba de extensões e acesse as opções do APK downloader.
Uma nova janela do navegador mostra os itens que você precisa preencher para fazer utilizar a extensão. Você deve informar o endereço de email cadastrado na Google Play, a senha e os 16 caracteres de ID do seu dispositivo.
Com a configuração concluída, você pode começar a baixar os arquivos APK dos aplicativos diretamente pela janela do seu navegador Chrome. Ao acessar a Google Play e entrar na página de um aplicativo gratuito, um ícone aparece no canto da sua barra de navegação que permite, com um único clique, fazer o download do pacote APK do aplicativo visualizado.
Com informações do TecMundo.