Parabéns, Chaves!

Hoje é aniversário de uma das maiores lendas mundiais, o ator, escritor, compositor, comediante, dramaturgo e diretor, além de mito, maior de todos e insuperável Roberto Gomes Bolaños.

Aquele que nos faz rir em muitas noites, já nos fez rir em muitas manhãs e muitas noites com suas séries e esquetes sem precisar de nudez, cenas, falas ou jeitos de duplo sentido, ou até mesmo palavrões, coisas que vemos muito por aí em vários e vários programas e séries atualmente no ar na TV.

Bolaños, também conhecido como Chespirito (diminutivo para “Pequeno Shakespeare”) nasceu dia 21 de Fevereiro de 1929 na Cidade do México, filho da secretária Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gomes Linares; começou sua carreira na televisão na década de 50 quando escreveu roteiros para o programa “Viruta e Capulina”, essa primeira jornada em sua carreira durou até 1960 quando fez sua estréia como ator de cinema no filme “Dos Criados Malcriados”.

Ainda nos anos 60, mais precisamente no final da década, começou suas gravações independentes na TV do México, assim que nasceu o primeiro programa nos moldes de Chaves e Chapolin que vemos hoje, chamado “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada”, programa onde teve a primeira oportunidade de contracenar com Ramón Valdés (Seu Madruga), Rubén Aguirre (Professor Girafales) e Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha).

Em 1970 o programa teve seu tempo aumentado e na mesma época surge o herói mais atrapalhado do mundo e que carrega o coração no peito, podemos dizer NOSSO CORAÇÃO, Chapolin Colorado; Esse foi o primeiro personagem de grande sucesso de Bolaños, em “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” já existia outro personagem conhecido hoje por nós: Doutor Chapatin.

Um ano depois foi criado o garoto mais querido por todos nós e que nos faz feliz com sua simplicidade por vários anos: Chaves. Devido aos seus roteiros variados, os programas (Chaves e Chapolin) se tornaram sucesso no mundo todo, graças a simpatia do próprio Roberto e dos atores da série: Carlos Villagrán (Kiko), Ramón Valdés (Seu Madruga), Florinza Meza (Dona Florinda) – que atualmente é sua esposa -, Rubén Aguirre (Prof. Girafales), Edgar Vivar (Seu Barriga), Angelines Fernandez (Bruxa do 71), Raúl Padilla (Jaiminho), Horácio Goméz Bolaños (Godinez) – irmão de Roberto – e Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha), atores que assim como Roberto encontraram sua fama internacional.

Chespirito ainda carrega o posto de roteirista de filmes no cinema, como “El Chanfle”, “El Chanfle 2” filmes sobre futebol com os atores do Chaves, o primeiro de 1979 e o segundo de 1982, além dos roteiros dos programas “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” e dos conhecidos programas “Chaves” e “Chapolin”.

Isso é apenas um pouco da história desse gênio da tv e do cinema mundial que nos fez e nos faz muito felizes e nos tira sorrisos do rosto por mais que nós estivermos pra baixo e desanimados, um gênio se reconhece pela maneira de tirar sorrisos do rosto em um programa mesmo você sabendo o que acontecerá em tal cena e assistindo do mesmo jeito.

Mais de 150 episódios de Chaves, mais de 200 do Chapolin, muitas e muitas músicas compostas, muitos e muitos roteiros de filmes e tv, esse é Roberto Gomes Bolaños… o Chespirito, nosso pequeno Shakespeare que hoje comemora 85 anos.

E SIM, ele ESTÁ VIVO! não acreditem em boatos de sua morte, afinal como ele mesmo diz: “eu prefiro morrer do que perder a vida”

Parabéns LENDA! 85 anos. #ChespiritoBDay #Chespirito85anos

* artigo de Carlinhos Novack, super fã do Chapolim, do Chaves e de toda a história do sr Bolaños =)

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.