Procurador Geral da Rússia diz que o Bitcoin não pode ser usado no país

O uso de bitcoins e outras criptomoedas trazem o risco de violar os direitos de propriedade dos cidadãos e não pode ser usado na Rússia, concluiu o Gabinete do Procurador-Geral do país, após reunião com o Banco Central, FSB e o Ministério do Interior.

“O monitoramento do uso de moedas virtuais mostra um crescente interesse nas mesmas, nomeadamente para efeitos de lavagem de dinheiro e de lucro obtido por meios ilegais”, foi como se pronunciou o Gabinete do Procurador-Geral.

“A moeda oficial da Rússia é o rublo. A introdução de outros tipos de moedas e a emissão de dinheiro substitutos estão proibidos “, diz a declaração, o que significa que criptomoedas – a mais popular é o Bitcoin – não pode ser usado por cidadãos russos ou corporações.

Os membros da reunião também delinearam recomendações sobre como prevenir o uso de moedas virtuais.

No mês passado, o Banco Central da Rússia (CBR) advertiu as pessoas contra o uso de moedas virtuais, uma vez que poderia ser ligada a gangues envolvidas em lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. O CBR divulgou um comunicado afirmando que as moedas virtuais são ilegais nos termos do artigo 27 da lei federal sobre o Banco Central da Federação Russa.

O Bitcoin é uma moeda independente, que não é regulado por um governo e, portanto, “traz um alto risco de desvalorização.”

Devido à natureza anônima de moedas virtuais, o Banco Central adverte que os russos, seja de forma consciente ou não, “pode ​​se envolver, inclusive de forma não intencional, em atividades ilegais, como a legalização (lavagem) de ganhos criminosos e do financiamento do terrorismo”, diz a declaração .

China e Dinamarca já proibiram depósitos em moedas virtuais e o Banco da Reserva da Índia alertou os usuários de moedas virtuais de riscos legais. O Brasil, por outro lado, é considerado um refúgio seguro para os bitcoins, após o Banco Central ter declarado que não está regulando a moeda virtual, por enquanto, uma vez que não é significativa sua presença por enquanto.

Websites como o Silk Road, que foi recentemente tirado do ar pelo FBI, prosperou graças ao Bitcoin. O FBI confiscou cerca de US$ 28,5 milhões na operação policial.

Enquanto isso, algumas empresas nos EUA estão adotando com o objetivo de lucrar com a popularidade do Bitcoin. Por exemplo, o Serviço Postal dos EUA está considerando a possibilidade de adicionar uma troca de bitcoin à sua lista atual de serviços financeiros não-bancários.

O Escritório do Inspetor Geral USPS (OIG), realizou um webinar semana passada sobre bitcoin e outras moedas digitais para “explorar as possibilidades” de criação de bitcoin e outras trocas de moedas digitais nos postos de correios, como meio de aumentar as receitas. O evento contou com representantes do Federal Reserve Bank de Chicago, Booz Allen Hamilton, e o Banco Mundial, entre outros.

O EIG também discutiu a possibilidade de criar um “postcoin” como uma moeda digital específica do USPS.

Com idéias como esta, as autoridades procuram mais controle sobre as moedas virtuais. No início desta semana, o Superintendente do Estado de Nova Iorque de Serviços Financeiros anunciou planos para criar regulamentos que irão orientar as empresas de moeda virtual que operam no estado, possivelmente, obrigando-os a realizar uma “BitLicense”.

fonte: RT.com

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.