Não é de agora que o Facebook censura posts de seus usuários. O mais comum é censurar fotos, alegando nudez/pornografia/erotismo, mas também apagam posts com opiniões.
O Facebook, por ter conseguido reunir em um único espaço milhões de pessoas, acabou colaborando com diversas causas e lutas, na medida em que facilitou, muito, a organização, articulação e divulgação de ações.
Claro que a intenção original ao ser criado nunca foi, nem de perto, essa. Esse foi um efeito colateral e certamente indesejado. Talvez pra compensar isso, Zuckerberg colocou sua rede à serviço do governo estadunidense, permitindo a monitoração e vigilância dos usuários e entregando nossos dados ao governo de seu país. Afinal, ele é um bom moço e muito patriota (Eduardo Saverin discorda da parte do bom moço rsrs).
Sempre que tomo conhecimento eu uso este espaço aqui para denunciar estas práticas de censura, que eu acho que são inadmissíveis.
Por isso também apoiamos iniciativas que pretendam oferecer alternativas ao Facebook, alternativas que busquem respeitar a liberdade, a privacidade dos usuários, como a Rede Social Livre, que deve iniciar a captação de recursos nos próximos dias.
Mas estou escrevendo agora para denunciar mais um caso de censura. Escrevi um post denunciando um caso de censura, onde o Facebook excluiu uma imagem porque uma mulher estaria exibindo seus mamilos – e mamilos são muito polêmicos!
Só que nem era esse o caso! Eram os cotovelos dela! E o censurador não soube diferenciar um cotovelo de um mamilo!
E agora o absurdo: este post denunciando a censura foi também censurado! No início desta madrugada, fui deslogado do Facebook e ao logar novamente fui direcionado para a página onde o usuário tem que pedir desculpas e expressar que não vai mais fazer coisa feia.
É gente, a cada dia está pior. A cada dia nos vigiam mais, nos controlam mais, nos cerceiam mais, e tudo ao som de lindas trilhas sonoras, imagens coloridas e muitos efeitos e animações em nossas telas.
Mas haveremos de vencer esta guerra, porque somos unidos como um, divididos por zero!