Há 22 anos Linus anunciava o Linux

Em 25 de agosto de 1991 o finlandês Linus Torvalds, na época com 22 anos, enviou um email para um grupo de discussão na internet, o comp.os.minix, que dizia: “Estou fazendo um sistema operacional livre (apenas um hobby, não será grande e profissional como o GNU) para clones AT 386 (486). Estou trabalhando nele desde abril, e está começando a ficar pronto. Gostaria de ter feedback sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no minix, já que o meu OS lembra ele um pouco”.

O Minix era um sistema operacional para fins educativos baseado no Unix (o sistema que funcionava em grandes mainframes) daí o nome, derivado de mini-Unix.

Curiosamente, Linus queria chamar seu sistema Freax, nome derivado de freak, free, e com o X do Unix. Mas um colega do programador, que não gostava do nome (e era administrador do server) criou um diretório com o nome “linux”, e foi este nome que pegou.

Ainda bem – Linus Torvalds pode ser um fantástico programador, mas definitivamente não tinha qualquer noção de marketing.

Todos usamos Linux

Quem usa hoje Linux? Nos computadores pessoais, é um sistema totalmente minoritário, usado em apenas uns 3% das máquinas. Eu uso desde 1999/2000, e olha… mudou muito nestes anos. Se no início é verdade que não era lá muito fácil usá-lo, com a obrigatoriedade de se conhecer pelo menos os comandos mais básicos para operar um terminal, hoje digo, com toda convicção: é muito mais fácil para um usuário utilizar o Linux (ok, GNU/Linux Stallmann!!) do que o Windows.

A verdade é que se tornou num sistema amadurecido, muito mais seguro e estável e que você instala em menos de dez minutos. Tem milhares de aplicações que são, na sua esmagadora maioria, grátis.

Mas é em outras áreas que o Linux é majoritário. Mais de 70% dos servers da web, que alojam os sites do mundo (como o Nerdices, por exemplo) usam Linux. Nos supercomputadores, as máquinas mais rápidas do mundo, o Linux é ainda mais esmagador: 95% usam este sistema.

Se você já fez uma busca no Google, usou Linux, já que o Google usa este sistema nos seus servers. Usa o Facebook ou o Twitter? Eles usam Linux, assim como a Amazon, só para dar alguns exemplos.

Linus com o editor aqui do Nerdices

E nos dispositivos móveis, quem domina? Não, não é o IOS do Iphone, muito menos o Windows Phone. É o Android, que se baseia no kernel (o núcleo do sistema operativo) do Linux.

Nada mau para apenas 22 anos de um sistema que tem como filosofia a liberdade e a colaboração entre milhares de programadores de todo o mundo.

Obrigado Linus Torvalds! Parabéns Linux! Parabéns comunidade do software livre!

Atualização

Linus Torvalds publicou a seguinte mensagem em seu perfil no G+ a respeito desta comemoração:

“It’s been 22 years since (one of) the original announcement(s) so I wanted to try to come up with some interesting numbers…

But in the end, it’s just that single number: 22 years. More than half my life, and things have certainly changed since then.

Now to be fair, today isn’t the only birthday: Aug 25, 1991 was the date for that original pre-announcement, but there’s a few other relevant dates that may be even more relevant as “birthdays of Linux”.

The actual 0.01 code release was September 17. But while it was uploaded to a public site, there was no public announcement of it. So in that sense Oct 5 might be the true “coming out” date – that is when 0.02 was done, announcement and all.

But you know what? You can have cake on any of those three days (or eat it continuously for the whole range). Go wild.”

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.