Quando pensamos em um empreendedor, é comum vir à mente a imagem de uma pessoa que não tem uma rotina definida, que cria os seus horários e não responde a ninguém. Para ser um empreendedor de sucesso, porém, é necessário ter disciplina e criar alguns hábitos saudáveis.
Julio Vasconcelos passou uma temporada de mais de 10 anos nos Estados Unidos e, quando retornou ao Brasil, não quis saber de desorganização. Em 2009, ele fundou o site de compras coletivas Peixe Urbano e adquiriu alguns hábitos para ter uma rotina eficiente à frente do seu negócio, que hoje registra mais de 20 milhões de usuários cadastrados. Confira abaixo alguns deles:
Planeje
Comece o dia listando as suas tarefas. Se possível, faça um visto conforme elas forem executadas. Isso facilita lembrar e acompanhar tudo que precisa ser feito nas próximas horas.
Tenha foco
Quando iniciar alguma tarefa, se concentre somente nela até finalizar. Antes de começar, ordene essas atividades por ordem de importância. “Para ser mais produtivo, é preciso definir claramente as suas prioridades’’, diz Vasconcelos.
Delegue tarefas
Um bom empreendedor não tenta centralizar todas as atividades nele mesmo. É fundamental que sejam definidos papéis dentro da empresa e que obrigações sejam delegadas para colaboradores competentes e com potencial para crescimento. “É importante saber identificar e desenvolver outros líderes com quem você possa compartilhar responsabilidades’’, afirma Vasconcelos.
Controle os horários
Estabeleça uma rotina de trabalho. Ter seu próprio negócio pode dar mais flexibilidade. Não confunda, porém, esse beneficio com falta de compromisso e irresponsabilidade. “Esta flexibilidade vem acompanhada de uma carga de trabalho ainda maior’’, diz.
Faça reuniões periódicas com a equipe
Conversas com seu time tem que ter um espaço na sua agenda e devem ser realizadas com periodicidade, para que se tornem um hábito. “Aprendi que, com o tempo, a empresa ganha vida própria e é formada por um conjunto de decisões e iniciativas tomadas por toda a equipe”, afirma Vasconcelos. “Por isto, é importante construir um time que te complemente e no qual você confie.”
Fonte: Daniela Moreira, revista Pequenas Empresas Grandes Negócios