5 conselhos de Julio Vasconcelos (Peixe Urbano) para quem quer empreender

Quando pensamos em um empreendedor, é comum vir à mente a imagem de uma pessoa que não tem uma rotina definida, que cria os seus horários e não responde a ninguém. Para ser um empreendedor de sucesso, porém, é necessário ter disciplina e criar alguns hábitos saudáveis.

Julio Vasconcelos passou uma temporada de mais de 10 anos nos Estados Unidos e, quando retornou ao Brasil, não quis saber de desorganização. Em 2009, ele fundou o site de compras coletivas Peixe Urbano e adquiriu alguns hábitos para ter uma rotina eficiente à frente do seu negócio, que hoje registra mais de 20 milhões de usuários cadastrados. Confira abaixo alguns deles:

Planeje
Comece o dia listando as suas tarefas. Se possível, faça um visto conforme elas forem executadas. Isso facilita lembrar e acompanhar tudo que precisa ser feito nas próximas horas.

Tenha foco
Quando iniciar alguma tarefa, se concentre somente nela até finalizar. Antes de começar, ordene essas atividades por ordem de importância. “Para ser mais produtivo, é preciso definir claramente as suas prioridades’’, diz Vasconcelos.

Delegue tarefas
Um bom empreendedor não tenta centralizar todas as atividades nele mesmo. É fundamental que sejam definidos papéis dentro da empresa e que obrigações sejam delegadas para colaboradores competentes e com potencial para crescimento. “É importante saber identificar e desenvolver outros líderes com quem você possa compartilhar responsabilidades’’, afirma Vasconcelos.

Controle os horários
Estabeleça uma rotina de trabalho. Ter seu próprio negócio pode dar mais flexibilidade. Não confunda, porém, esse beneficio com falta de compromisso e irresponsabilidade. “Esta flexibilidade vem acompanhada de uma carga de trabalho ainda maior’’, diz.

Faça reuniões periódicas com a equipe
Conversas com seu time tem que ter um espaço na sua agenda e devem ser realizadas com periodicidade, para que se tornem um hábito. “Aprendi que, com o tempo, a empresa ganha vida própria e é formada por um conjunto de decisões e iniciativas tomadas por toda a equipe”, afirma Vasconcelos. “Por isto, é importante construir um time que te complemente e no qual você confie.”

Fonte: Daniela Moreira, revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.