Inscreva-se para o Congresso Nacional dos Estudantes de Computação

Nas mãos da Enec está a organização do Congresso Nacional dos Estudantes de Computação (Enecomp). O mesmo é o maior e mais importante evento estudantil da área de Computação do país. Organizado em conjunto pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação (ENEC), entidades de base locais e estudantes colaboradores, o Encontro tem como propósito promover a expansão da área, além da integração entre os estudantes, através de palestras técnico científicas, mesas redondas e etc.

Dentro do evento também ocorre a Assembleia Geral da Enec, onde são deliberadas questões importantes para a entidade, além de ser onde ocorre a eleição da nova Diretoria Nacional da Enec.

Uma das linhas filosóficas do evento discorre acerca das politicas sobre diversos temas relevantes, sendo um destes a cultura livre e a sua importância; não de um código gratuito, mas sim de um liberdade do conhecimento e acesso a informação. Todas as formas de democratização digital, sejam elas relacionadas a quaisquer áreas de atuação, não ficando restrito à computação, mas também englobando a comunicação e pedagogia, dentre outras áreas, relacionando tanto alunos quanto professores e pesquisadores de maneira extremamente interdisciplinar, tornando-se algo essencial, não apenas importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária no que diz respeito a qualidade de conteúdo e liberdade de expressão.

O XXIX Enecomp acontecerá em paralelo com outros eventos da área de computação, mas no mesmo espaço, agregando assim maior valor para formação dos estudantes, profissionais e outros interessados, promovendo disseminação de pesquisas e outras atividades acadêmicas.

O público alvo do XXIX ENECOMP é bem abragente, pois mesmo tendo como objetivo inicial estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e outros da área de computação do Brasil, consegue atingir e disseminar o conhecimento por outras áreas do saber em que a computação está presente. Através da cultura livre podemos identificar afinidades com cursos de filosofia, comunicação social, pedagogia dentre outros, já com a sustentabilidade atinge-se áreas como agronomia, engenharia florestal e ambiental, além de geografia. Enfim, o evento possui uma interdisciplinaridade que envolve, em torno do congresso, toda comunidade acadêmica e não acadêmica. Por estes motivos, e pela boa localização da cidade, estima-se a participação de aproximadamente mil pessoas durante o evento. Justamente pelo seu caráter abrangente, o Congresso será aberto a todos os interessados pela área de computação e afins, sejam professores, profissionais graduados ou não-graduados e estudantes de qualquer nível ou cursos universitários.

O congresso será realizado de 2 à 6 de setembro, em Vitória da Conquista, na Bahia.

Inscreva-se, acesse o site do Enecomp: http://2013.enecomp.org.br

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.