Dilma Bolada faz Facebook voltar atrás após censurar post

O dia 29 de maio entra para a recente história da internet como o dia em que o Facebook admitiu censura e voltou atrás. Vamos entender melhor esta história:

No dia 25 de maio o personagem fictício Dilma Bolada, uma sátira à presidente Dilma Rousseff criada pelo estudante Jeferson Monteiro, de 23 anos, teve uma postagem retirada do ar pelo Facebook. O post ironizava o senador Aécio Neves (PSDB-MG), possível candidato à Presidência em 2014, fazendo referência a um processo de improbidade administrativa que o tucano apareceria como réu. O texto com o comentário “Inventar mentira contra mim é mole, querido” foi apagado três horas após ter sido publicado.

Jeferson Monteiro, 23 anos, criador do perfil da Dilma Bolada, contou neste dia 29 que, no sábado à noite, enquanto assistia à novela, viu algumas inserções comerciais de Aécio na TV e resolveu escrever um novo post.

“No twitter, recebi o link de um seguidor de uma matéria da Revista Fórum que dizia que o cidadão (Aécio) é réu de um processo por improbidade administrativa. Achei curioso e resolvi fazer um post no Facebook. Mas antes, como de costume, fui checar se a citada notícia havia sido veiculada em algum lugar”, explicou o jovem em um dos trechos da nota.

O texto apagado pelo Facebook fazia referência ao governo de Aécio Neves, em Minas Gerais. Nele, Dilma Bolada diz: “Engraçado, quanto será que o Sr. Never está ganhando para contar piada no intervalo comercial no horário nobre!? Falar de ética, se fazer de santo e inventar mentira contra mim é mole, querido… quero ver falar do processo no qual você é acusado de desviar 4 BILHÕES DE REAIS da Saúde do tão maravilhoso estado de Minas Gerais que o senhor governou… Realmente, que gestão maravilhosa, a cara da tucanada… ÊTA TUCANO PIADISTA!!! Brasil, país rico é país com Presidenta que não leva desaforo pra casa. Sou do povo, pelo povo e para o povo. Sou linda, sou diva, sou Presidenta. SOU DILMA!!!”

– Foi uma censura do Facebook. Uma atitude arbitrária. Não entendi que tipo de regra eu quebrei. Qual foi o critério para apagar? Alguém mandou? Apenas reproduzi as notícias dos meios de comunicação – disse Jeferson Monteiro em entrevista ao GLOBO.

Na nota publicada no Facebook, o estudante, como se fosse Dilma Bolada, acrescenta:

“Pois bem, então fiz o post por volta das 10 da noite no sábado, euzinha mantive a linha de sempre, falei que não levava desaforo pra casa e chamei Neves de piadista. A reação foi imediata: o post teve mais de 1300 likes em 10 minutos e 600 compartilhamentos (números surpreendentes para um sábado à noite). (…) Mas para a surpresa de todos, cerca de 3 horas depois, o post foi APAGADO!”

O criador da Dilma Bolada também criticou a atitude do Facebook e lembrou o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985):
“O Facebook é uma rede social livre e tem suas próprias regras e diretrizes, por isso tomo todos os cuidados necessários para obedecê-las, e, ao meu ver, não houve nenhum descumprimento à sua política de privacidade. Pelo contrário, eu acho que meu post era um belíssimo caso de liberdade de expressão em nosso país que já teve tempos muito difíceis onde as pessoas eram oprimidas”, escreveu ele.

O autor de Dilma Bolada reclamou ainda dos ataques feitos por simpatizantes do PSDB:
“Membros do PSDB e da Juventude do partido estão numa intensa e incessante perseguição, todos os dias ofendendo, usando duras palavras, fazendo acusações infundadas e ameaçado de processos quando se pensa em responder à altura. É muito complicado que tenhamos pessoas com pensamentos tão limitados e conspiratórios que só pensem que as pessoas fazem as coisas por dinheiro”.

Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira, 29, o Facebook admitiu que o conteúdo foi removido indevidamente:

“O conteúdo em questão foi reportado e nossos sistemas automáticos, elaborados para garantir a segurança dos usuários, removeram-no indevidamente. Depois de termos sido alertados, o conteúdo foi recuperado e está no ar novamente. Lamentamos o inconveniente”.

Esse caso, que teve grande repercussão por atingir diretamente uma fan page que tem quase 340 mil “curtidas”, não é o único. Diversos partidos, movimentos, entidades sindicais já vêm denunciando censura a posts por parte do Facebook.

Em Santa Catarina uma publicação do Partido Pirata, que denunciava uma licitação dirigida na companhia de energia elétrica de SC, também foi excluído.

Esse fato serve para mostrar a necessidade de se aprovar, urgentemente, o Marco Civil da internet, da forma que foi construído, colaborativamente, pela sociedade civil e órgãos do governo.

Fazemos um apelo à Dilma Bolada para que se some aos movimentos e ativistas que querem ver aprovado o Marco Civil, e utilize de seu poder – pois a mulher é poderosa, manda até no Zuck! – para ajudar na pressão pela sua aprovação.

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.