Yahoo! ensaia reação para recuperar espaço na internet

Nos últimos anos do século passado o Yahoo! era uma potência. Seu buscador era muito utilizado – juntamente com o Altavista e o Cadê no Brasil, que posteriormente foi comprado pelo Yahoo – seu serviço de webmail era amplamente utilizado, bem como outros serviços como agenda, tarefas, e, claro, seu portal, dividido em muitos canais para todos os gostos e com versões nacionais nos principais países.

Mas aí surgiu, despretensiosamente, um pequeno serviço de buscas na rede chamado Google…

Como terminou essa história todos sabemos. Enquanto o Google foi crescendo e ocupando cada vez mais espaços, oferecendo cada vez mais serviços,

Simultaneamente, o Yahoo foi perdendo espaço. Seu serviço de buscas, tanto o Cadê no Brasil quanto o Yahoo propriamente, foram sendo cada vez menos utilizados. O Yahoo Messenger, que chegou a ter alguma expressão, morreu. O e-mail sobrevive com os usuários que conquistou em seus tempos de glória, pois atualmente não conheço ninguém que, não tendo e-mail (o que já é raríssimo de encontrar), ainda opte por criar um do Yahoo.

Mas neste mês de maio o Yahoo deu um suspiro – e não parece ser o último.

A empresa adquiriu nos primeiros dias de maio um serviço de agendamento/organização pessoal/lista de tarefas bastante utilizado, principalmente em smartphones – o Astrid – que conta com uma base de 4 milhões de usuários.

O Yahoo também havia adquirido, em abril, a Summly (empresa em Londres por trás de um aplicativo de resumo de notícias), além do serviço de descoberta de localização chamado Alike.

A CEO Marissa Mayer, em declarações, indicou a importância da mobilidade para o crescimento do Yahoo. A empresa, no mês passado, lançou dois novos aplicativos móveis para tempo e e-mail.

Mas a grande aquisição do Yahoo foi a do Tumblr. Segundo informações da imprensa, o valor da negociação foi de mais de um bilhão de dólares. O Tumblr foi criado em fevereiro de 2007 e atualmente tem 175 funcionários. Disponível em 12 idiomas, tem quase 110 milhões de blogs e mais de 50 bilhões de publicações.

Estas aquisições devem recuperar uma parte do terreno perdido pelo Yahoo para outras empresas, principalmente Google e Facebook. As ações do Yahoo subiram 50% entre julho de 2012 e o começo de abril, o que ajudou a criar US$ 6,8 bilhões em valor adicional aos acionistas.

Será que o Yahoo voltará aos seus áureos tempos? Logo veremos – se ele também não acabar sendo adquirido por um de seus gigantes concorrentes, não é mesmo?

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.