Com a expansão, popularização e, porque não dizer, dominação da internet no mundo, grandes e pequenas empresas ficaram muito parecidas quando o assunto é atrair o cliente. A diferença não é mais o poder econômico do marketing, mas o poder de agilidade, criatividade e capacidade de conexão com o público-alvo, acredita o consultor em marketing do Sebrae em São Paulo, Marcelo Sinelli.
Dados da pesquisa Monitor Evolution, do Ibope, mostram que o crescimento da receita da internet foi de 71%, com R$ 3,1 bilhões em 2010 e R$ 5,4 bilhões, no ano passado. A participação da mídia virtual no bolo publicitário saiu de 4% para 6%, no período. O gasto total com publicidade online foi de US$ 1,42 bilhão em 2011. Em 2012 saltou para US$ 1,99 bilhão no Brasil. Em 2013, os gastos com publicidade digital devem atingir US$ 2,39 bilhões, um crescimento anual de 20%. No ano seguinte, a estimativa é que o investimento em anúncios online atinja US$ 3,06 bilhões, uma elevação de mais 28%.
Eu realizo alguns trabalhos de publicidade online, e pela experiência que tenho, a vantagem competitiva que a internet oferece supera todos os investimentos. Com certeza, a empresa que não estiver conectada a algum site, blog ou rede social perderá mercado em um futuro próximo, muito próximo. Nos Estados Unidos, a mídia online já abocanhou uma grande parte da fatia de todo o mercado publicitário. No Brasil, nos próximos anos, muito da mídia local migrará para a internet.
As pequenas empresas, muitas vezes excluídas do mercado publicitário tradicional, têm a grande chance de aumentar o bolo de participação nas mídias digitais. Hoje o sistema de e-mail marketing é uma ferramenta simples, barata e uma forma inteligente de atrair o cliente. Uma tecnologia que não necessita de grande conhecimento e tem sua eficácia comprovada.
Redes sociais são um terreno fértil para o marketing digital
Outra ferramenta disponível na internet para publicidade e marketing são as redes sociais. O Brasil, segundo o site especializado Social Bakers, ganhou somente em 2012 30 milhões de novos usuários no Facebook, tornando-se o 2º país com mais usuários da rede social no mundo.
Para Sinelli, do Sebrae, as redes sociais – Facebook, Twitter, Foursquare, Linkedin,Youtube entre outros – podem ser uma porta de entrada para quem quer uma publicidade praticamente gratuita e com grande efeito viral. Mas as empresas precisam ficar atentas à agilidade de atendimento. “É um ótimo canal de comunicação, mas é preciso dispor diariamente de um tempo para responder aos usuários e ter o que chamamos no marketing de good will, ou boa vontade, que cria uma imagem de receptividade da empresa às críticas e sugestões. Toda a empresa tem um dia de bola fora. É preciso apenas corrigir o erro e explicar ao usuário o que aconteceu”, diz o especialista do Sebrae.
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