Negócios online igualam empresas na hora de atrair clientes

Com a expansão, popularização e, porque não dizer, dominação da internet no mundo, grandes e pequenas empresas ficaram muito parecidas quando o assunto é atrair o cliente. A diferença não é mais o poder econômico do marketing, mas o poder de agilidade, criatividade e capacidade de conexão com o público-alvo, acredita o consultor em marketing do Sebrae em São Paulo, Marcelo Sinelli.

Dados da pesquisa Monitor Evolution, do Ibope, mostram que o crescimento da receita da internet foi de 71%, com R$ 3,1 bilhões em 2010 e R$ 5,4 bilhões, no ano passado. A participação da mídia virtual no bolo publicitário saiu de 4% para 6%, no período. O gasto total com publicidade online foi de US$ 1,42 bilhão em 2011. Em 2012 saltou para US$ 1,99 bilhão no Brasil. Em 2013, os gastos com publicidade digital devem atingir US$ 2,39 bilhões, um crescimento anual de 20%. No ano seguinte, a estimativa é que o investimento em anúncios online atinja US$ 3,06 bilhões, uma elevação de mais 28%.

Eu realizo alguns trabalhos de publicidade online, e pela experiência que tenho, a vantagem competitiva que a internet oferece supera todos os investimentos. Com certeza, a empresa que não estiver conectada a algum site, blog ou rede social perderá mercado em um futuro próximo, muito próximo. Nos Estados Unidos, a mídia online já abocanhou uma grande parte da fatia de todo o mercado publicitário. No Brasil, nos próximos anos, muito da mídia local migrará para a internet.

As pequenas empresas, muitas vezes excluídas do mercado publicitário tradicional, têm a grande chance de aumentar o bolo de participação nas mídias digitais. Hoje o sistema de e-mail marketing é uma ferramenta simples, barata e uma forma inteligente de atrair o cliente. Uma tecnologia que não necessita de grande conhecimento e tem sua eficácia comprovada.

Redes sociais são um terreno fértil para o marketing digital

Outra ferramenta disponível na internet para publicidade e marketing são as redes sociais. O Brasil, segundo o site especializado Social Bakers, ganhou somente em 2012 30 milhões de novos usuários no Facebook, tornando-se o 2º país com mais usuários da rede social no mundo.

Para Sinelli, do Sebrae, as redes sociais – Facebook, Twitter, Foursquare, Linkedin,Youtube entre outros – podem ser uma porta de entrada para quem quer uma publicidade praticamente gratuita e com grande efeito viral. Mas as empresas precisam ficar atentas à agilidade de atendimento. “É um ótimo canal de comunicação, mas é preciso dispor diariamente de um tempo para responder aos usuários e ter o que chamamos no marketing de good will, ou boa vontade, que cria uma imagem de receptividade da empresa às críticas e sugestões. Toda a empresa tem um dia de bola fora. É preciso apenas corrigir o erro e explicar ao usuário o que aconteceu”, diz o especialista do Sebrae.

Se você planeja investir em marketing digital, converse com a gente!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.