Samsung prepara smartphone Tizen, com tecnologia Linux

 Samsung e NTT Docomo, maior provedora de telefonia móvel no Japão, se uniram para desenvolver um smartphone que utiliza o Tizen, sistema operacional móvel baseado em Linux, de acordo com reportagem do site de notícias japonês Daily Yomiuri Online. Os aparelhos devem chegar ao mercado no Japão e em outros países ainda em 2013. Assim como Docomo, outras operadoras de telefonia móvel como Vodafone e France Telecom e fabricantes como a Panasonic e a NEC também devem contribuir para o desenvolvimento dos dispositivos Tizen.

O Tizen foi criado em 2011 com a fusão do MeeGo e do LiMo, após a saída da Nokia na cooperação com a Intel para o projeto MeeGo. O desenvolvimento do Tizen é patrocinado em grande parte pela Intel e pela Samsung. Outro sucessor do MeeGo, o sistema operacional Sailfish Jolla, também aguarda por interessados – a Engadget recentemente adquiriu os primeiros dispositivos Sailfish OS, destinados ao mercado chinês.

Em setembro de 2012, o projeto Tizen liberou uma versão alfa do Tizen 2.0 e à época já havia indícios de que um smartphone Tizen estivesse em desenvolvimento pela Samsung.

Fonte: h-online [em inglês]

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.