Revolução Digital foi debatida no CFH da UFSC

Como parte da programação da II Jornada Histórica PET, nesta terça-feira, dia 23, aconteceu o Cine Debate, com exibição do documentárioMotherboard TV: Free the Network, para incentivar a discussão sobre o futuro da internet como principal meio de reprodução de informações no mundo. Em seguida, o palestrante Wladimir Crippa, membro da Executiva Nacional do Partido Pirata do Brasil, abordou a luta pelos direitos civis na internet, revolução digital, direito autoral e patente.

O documentário narra a trajetória de Isaac Wilder, um dos diretores da Free the Network Foundation, grupo responsável por montar uma torre de internet livre, independente e descentralizada durante oOccupy Wall Street, iniciado em setembro do ano passado em Nova York. É a apresentação de uma experiência de internet livre dentro de uma manifestação popular.

“Quem nunca baixou uma música ou um filme? Tá todo mundo na ilegalidade. Ou, pelo menos, querem colocar todo mundo na ilegalidade”, diz Wladimir, referindo-se ao fato de que o maior problema de direitos autorais hoje é com as indústrias da música e do cinema. “Patente é algo que só serve para grandes empresas. A Apple vai brigar com a Samsung, mas não há condições de uma empresa pequena fazer o mesmo”, completa.

A apresentação pode ser baixada aqui.

A Jornada Histórica, promovida pelo PET História da UFSC, vai até amanhã, dia 24 de outubro, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), com discussões sobre a importância da livre veiculação de informações e os impactos dos meios de comunicação na sociedade. O tema da edição deste ano é “História, Mídia e Sociedade de Controle”. Para ter direito a certificado de participação nas palestras e mesas de discussão, os interessados devem mandar um e-mail para , com nome completo, número de matrícula, e-mail, CPF e telefone.

Mais informações e programação completa no endereçohttp://pethistoriaufsc.wordpress.com/.

Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo na Agecom

Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

fonte: Agência de Comunicação da UFSC

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.