Transformando fotos em DVD no Linux

Com o passar do tempo o campo multimídia evoluiu muito nas distribuições Linux, usuários do MS Windows e da Apple sempre estiveram a frente dos linuxers nessa questão, hoje em dia a situação mudou um pouco, a classe de aplicações para esse fim aumentou infinitamente, o sistema passou a ser visto com outros olhos, sobretudo pelas grandes corporações, que já o utilizam para fins comerciais, leia-se "Avatar" e afins. Ferramentas como o K3B, e especialmente os "motores" ffmpeg e mencoder, são equivalentes ou até superiores as aplicações comerciais. 

Para usuários de MS Windows as aplicações que vem à lembrança quando o assunto é transformar fotos em DVDs são: Ahead Nero e Photodex Proshow, ambas comerciais. 

Para usuários Linux, temos a opção de um pequeno e simples programa chamado Imagination

O programa está disponível nos repositórios Debian/Ubuntu. Para instalá-lo: 

$ sudo apt-get install imagination 

Para as demais distros, baixem a versão mais recente em: 

$ wget -c http://sourceforge.net/projects/imagination/files/imagination/2.1/imagination-2.1.tar.gz/download 


$ tar -zxvf imagination-2.1.tar.gz
$ cd imagination-2.1
$ ./configure && make
$ sudo make install
 

Ao iniciar o programa veremos uma tela como essa:

 

Para criar um novo projeto, vamos clicar em criar nova apresentação de slides, escolha o formato de vídeo PAL 720×576 ou NTSC 720×480, mantenha marcado o campo "Redimensionar imagens para caber na relação de aspecto desejada", clique em OK.

Agora clicaremos na opção "Importar Imagens" disponível no menu Apresentação de slides, selecionamos as fotos e clicamos no botão "abrir".

No campo a esquerda, há 2 abas (vídeo e áudio) com diversas opções: 

Para inserir transições entre as fotos, basta selecioná-las com CTRL + A e na aba "Vídeo" em tipo de transição clicar em Aleatória (automático). Caso queira adicionar um determinado efeito entre cada foto, lembre-se que nesse caso o inconveniente é que se existirem muitas fotos no projeto, se terá um imenso trabalho. 

Agora faremos a importação de faixa de áudio, clique na opção "Importar Música" disponível no menu Apresentação de slides, selecionamos a(s) faixa(s) e clicamos no botão "abrir", o porém é que as músicas deverão estar no formato .wav, para isto rode o comando: 

$ ffmpeg -i arquivo-original novo-arquivo.wav


ou


$ mpg123 -w novo-arquivo.wav arquivo-original.mp3

Na imagem acima adicionei 1 faixa de áudio que totaliza 03:39, agora para sincronizar o tempo de exibição do slide com a música, na aba vídeo alteraremos o campo "Duração do slide em seg." até que o tempo "Duração da apresentação de slides" esteja igual ao áudio, notem que sem essa configuração o tempo do vídeo será de apenas 00:02:51.

Notem também que a partir da modificação a transição entre as imagens será de 00:00:19. 

Para inserir um título ao slide inicial, na aba Vídeo, no campo "Texto do slide" insira o texto e no campo "Posicionamento de subtítulo" escolha o posicionamento que desejar. Altere também o tipo de fonte, tamanho da mesma e a transição desejada para o slide inicial.

Agora iremos exportar o vídeo, para isso no campo "Exportar" disponível no menu Apresentação de slides, selecione uma das seguintes opções: VOB (DVD Video), OGV (Theora-Vorbis), FLV (Flash Video) ou 3GP (Mobile Phones). 

Vou selecionar a opção VOB (DVD Video), e para o nome do arquivo escolherei o nome SLIDES, a conversão será então iniciada:

O resultado final será um arquivo nominado SLIDES.vob, para testá-lo abra-o no player de sua preferência:

Para gravá-lo em DVD sugiro o Devede, para isso siga o excelente tutorial:

 

Para maiores informações, visite o site do programa:

 

fonte: Viva o Linux – artigo de Edinaldo P. Silva | Blog: http://gnu2all.blogspot.com/

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.