A Marinha dos EUA vai usar o Linux como base para a sua frota de aviões-robô, os chamados drone. A Força irá investir cerca de 34 milhões de dólares para equipar toda a sua frota de MQ-8B Firescout – no caso, são helicópteros não-tripulados.
De acordo com reportagem do Mashable, membros da Defesa disseram que o contrato entre a Marinha e a Raytheon Intelligence é "para concluir a transição para Linux no software de controle do sistema de decolagem vertical em veículos aéreos não tripulados."
Segundo o site Register, a Marinha dos EUA tem atualmente apenas um modelo de drone que decola verticalmente, o Firescout MQ-8B. Esses robôs já entraram em ação na África, Afeganistão, Líbia e na guerra sem fim contra as drogas.
A Marinha não divulgou o que a levou a mudar para Linux, mas o Register diz que poderia ter algo a ver com as questões de malware que surgiram nos sistemas de outros aviões não-tripulados.
De fato, já houve invasão de vírus em sistemas Windows de aviões-robôs como os Reapers e Predators, inclusive com o vazamento de informações.
Nota da redação do Nerdices: Linux sendo usado para a guerra… será que isso tem a ver com a proposta do software livre?
fonte: IDG Now