Abertas as inscrições para o IX Congresso Catarinense de Software Livre

A Associação Software Livre de Santa Catarina realizará nos dias 17 e 18 de abril a 9ª edição do Congresso Catarinense de Software Livre – IX Solisc. Edições anteriores do congresso foram realizadas em Joinville, em São José e Florianópolis, onde será novamente este ano.

O objetivo do evento é promover o uso do software livre, divulgando experiências de utilização dos sistemas livres, realizando oficinas e promovendo debates e palestras com lideranças das comunidades de usuários, de desenvolvedores e empresas que atuam no setor, além de proporcionar um espaço para troca de experiências.

Todos podem participar do congresso, desde usuários iniciantes a técnicos e programadores. Um dos objetivos do congresso é justamente desmistificar a ideia que se tem de que o software livre, principalmente o sistema operacional Linux, é algo que pode ser usado somente por programadores.

A expectativa é de reunir aproximadamente 500 participantes, de todas as regiões de Santa Catarina e dos estados próximos.

O IX Solisc será realizado na Faculdade CESUSC, em Florianópolis, nos dias 17 e 18 de abril. Já confirmaram presença como palestrantes:

Andre Noel

A mente brilhante (e humilde) por trás do Vida de Programador (e do @ProgramadorREAL), pertence ao Andre Noel – o cara bonito da foto ao lado (segundo ele mesmo).

Formado em Ciência da Computação (UEM), já passou por muitas das situações retratadas nas tirinhas do site. Aliás, quem estiver com inveja de viver essas situações, o Andre convida a ir para Maringá, a cidade perfeita para criar roteiros para as tirinhas…

Tem outro site (andrenoel.com.br), onde escreve o que dá vontade, e um twitter pessoal, o @Andre_Noel.

Cícero Moraes

Formado em Marketing em 2011 é um 3D artist and animator autodidata. Aprendeu a sua profissão na internet e é um dos grandes entusiastas do Blender no país.

Já escreveu dezenas de tutoriais online e impressos, voltados principalmente para iniciantes em computação gráfica.

Atualmente se dedica a reconstrução facial forense para a arqueologia e vem desenvolvendo projetos no Brasil e outros países como a Itália, México, Malta e República Tcheca. Vencedor do Prêmio TVCA de Propaganda e Vídeo de 2006, esteve entre os finalista do concurso Cannes Young Lions, promovido pelo YouTube em 2009.

Já palestrou em diversos eventos de informática, como a Latinoware (2009, 2010, 2011 e 2012), BlenderPRO (MG, CE, BA e DF), SolivreX (PR), Filsol (GO e MT) e o II Ermac (MT).

Jon Maddog

Diretor Executivo da Linux International, uma associação sem fins lucrativos de empresas de grande relevância internacional na área de TI que desejam promover sistemas operacionais baseados em Linux.

Seu interesse por Linux surgiu na época em que trabalhava na Digital e foi fundamental para conseguir equipamentos e recursos para que Linus Torvalds pudesse completar seu primeiro porte, uma versão do Linux para a plataforma Alpha da Digital.

Ele é reconhecido na comunidade de desenvolvedores e uma figura respeitada no movimento do software livre. No UK Linux and Open Source Awards 2006 ele recebeu um Prêmio de Reconhecimento para Toda a Vida por seus serviços à comunidade de Código Fonte Aberto.

Maddog é conhecido em todo o mundo como um grande, talvez o maior, Embaixador do Linux.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.solisc.org.br

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.