Fotos: Reprodução: The New York Times
O OpenROV é capaz de atingir até 100 metros de profundidade e navegar por 1,5 horas com apenas uma carga. O projeto é aberto, qualquer um pode montar um (incluindo você).
Por Fernanda Morales
O que você acha de ter um mini submarino para explorar as profundezas do oceano sem tirar os pés da terra firme? O engenheiro e pesquisador da NASA Eric Stackpole pensou nisso e desenvolveu uma plataforma open source de mini submarinos robôs com apenas materiais baratos, o OpenROV Project.
O OpenROV foi desenvolvido para ampliar e baratear as pesquisas submarinas, garantindo que os pesquisadores explorem até 100 metros de profundidade sem gastar milhões de dólares. Cem metros, dada a pressão e a falta de luz, é uma profundidade admirável para um pequeno projeto que você mesmo pode montar em casa.
O pequeno submarino é alimentado por oito pilhas médias, capazes de garantir até 1,5 horas de exploração marítima.
O robô submarino pesa aproximadamente 2,4 quilos, se movimenta a uma velocidade máxima de 0,9 metros por segundo, possui câmera HD e luzes de LED. O controle do equipamento é feito através de uma conexão com a internet por um navegador exclusivo e também pelas imagens capturadas pela câmera.
Segundo o The New York Times, o submarino de exploração foi desenvolvido para acessar locais difíceis onde os humanos não conseguem chegar e ir além de onde os pequenos veículos de exploração chegam.
“OpenROV é um telerobô do tipo faça-você-mesmo para exploração subaquática e da educação. A comunidade desenvolveu um submarino de baixo custo que pode ser construído principalmente com peças ‘de prateleira’, encontráveis em qualquer lugar, e capaz de fazer pesquisa científica séria. O objetivo do projeto é democratizar a exploração, permitindo que qualquer um possa explorar e estudar ambientes subaquáticos”, afirmou o criador do projeto ao Geeky Gadgets.
Stackpole e sua equipe acreditam que receberão as primeiras encomendas do seu submarino através do Kickstarter assim que lançarem oficialmente o projeto no próximo verão (hemisfério norte). Cada kit custará aproximadamente US$ 750 – mas você pode montar o seu por muito menos, já que as plantas e esquemáticos (e o software de controle) estão disponíveis no site oficial para download.
Um vídeo produzido pela equipe mostra detalhes do OpenROV e pode ser conferido no YouTube pelo atalho youtu.be/nIwiaWF5vZQ.
Mais detalhes em openrov.com
fonte: Geek