A equipe do Phone Arena publicou um vídeo de 14 minutos comparando lado a lado o Galaxy S II e o Galaxy S III, que pode servir de referência para quem está se decidindo entre comprar um Galaxy II agora, ou esperar pelo Galaxy III, que já está em pré-venda pela TIM e deve ser lançado no Brasil em breve.
Em matéria de especificações de hardware o Galaxy S III ganha em praticamente todos os quesitos, com um processador quad-core, GPU mais rápida, câmera melhor e uma tela que além de maior tem uma resolução mais alta. Por outro lado ele é maior (ultrapassando a marca que muitos considerariam confortável) e usa uma tela AMOLED pentile, contra a tela RGB do Galaxy S II.
A grande questão é que o Galaxy S III chegará ao mercado custando na casa dos R$ 2500, ainda mais caro que o Galaxy S II custava na época do lançamento. Assim como o Galaxy S original, o Galaxy S II está fazendo a curva descendente em matéria de preço, já podendo ser encontrado na casa dos 1000 reais em algumas promoções (ou até por um pouco menos nos sites de leilão). A Tim está vendendo o "Galaxy S II Lite" por R$ 999, mas não se engane, pois ele é uma versão levemente atualizada do Galaxy S original, sem muitas similaridades com o Galaxy S II e por isso acaba não sendo uma boa compra.
Se fosse comprar um aparelho dentro dos próximos 2 meses, eu pessoalmente procuraria uma promoção do Galaxy S II, pois a diferença de preço é muito grande para justificar os upgrades trazidos pelo S III. A adoção da tela pentile pelo Galaxy S III a meu ver elimina parte do ganho em termos de resolução, já que temos uma tela maior e com melhor resolução, mas por outro lado menos nítida. Apesar de mais antigo, o Exynos 4210 do Galaxy S II ainda é perfeitamente adequado para praticamente todas as tarefas e eu pessoalmente prefiro o formato mais sóbrio do Galaxy S II. Apesar da câmera ter sido atualizada no S III, na prática existe pouca diferença entre as câmeras.
Vale lembrar que o Galaxy S II também pode ser atualizado para o Android 4 através do CyanogenMod, e a atualização oficial também já está disponível, de forma que (com exceção das melhorias no Touchwiz incluídas pela Samsung no S III) os dois aparelhos estão equivalentes em relação ao software.
E você, qual seria o seu escolhido caso fosse trocar de smartphone dentro dos próximos 2 meses?
Fonte: Carlos Morimoto, Hardware.com.br