Richard O´Dwyer, estudante britânico de 23 anos que operava o site TV Shack, será extraditado aos Estados Unidos para enfrentar acusações de infração a copyright nesse país. Ele não é acusado de nenhum crime em seu país. O domínio TV Shack foi confiscado durante uma das operações “Em nossos sites”, da agência ICE, o braço policial da indústria de entretenimento nos EUA e que iniciou um procedimento de extradição para julgar o acusado britânico sob as leis de propriedade intelectual estadunidenses.
TVShack não hospedava nenhuma cópia de material protegido, mas links para programas de televisão. Fazer links não é crime no Reino Unido e possivelmente tampouco nos Estados Unidos – se não o site de buscas Google não poderia operar da forma como faz.
Estados Unidos e Reino Unido têm um questionável tratado de extradição que há apenas duas semanas fez uma vítima, Christopher Tappin, de 65 snos, que foi entregue a autoridades estadunidenses apesar das sérias dúvidas e falta de provas do caso. Hoje, Richard O´Dwyer se junta a uma lista que, uma vez mais, derruba o prestígio do governo de David Cameron.