Pesquisadores das universidades de Macquarie e Sydney, na Austrália, conseguiram desvendar os segredos de um código egípcio antiquíssimo, de 1300 anos. Após três décadas de análise, especialistas confirmaram que se trata de um livro de feitiços, denominado “Manual Egípcio de Rituais de Poder”. O exemplar foi encontrado por um comerciante, entre o final dos anos 70 e o início dos 80, que, posteriormente, o vendeu à Universidade Macquarie. Desde então, as tentativas de traduzir o texto foram muitas, todas sem sucesso.
O código egípcio, ou manual de rituais e sortilégios, foi inteiramente confeccionado em páginas encadernadas de pergaminho e, provavelmente, escrito por algum morador do Alto Egito, há 1300 anos. O livro possui um total de 20 páginas manuscritas em copta (a última fase do idioma egípcio antigo).
Nele, estão 27 feitiços e uma grande quantidade de desenhos e invocações. Os pesquisadores descobriram poções de amor, formas para expulsar espíritos malignos, receitas para ter sucesso nos negócios e remédios contra algumas doenças, como a icterícia. Entre as maldições que puderam ser decifradas, inclui-se a de enfeitiçar alguém: “Após proferir a fórmula mágica, você tem que colocar duas unhas na parte superior da porta da pessoa que você deseja conquistar; uma em cada lado da porta”.
O código original é exibido no Museu de Culturas Antigas da Universidade de Macquarie. Os pesquisadores suspeitam que o autor, ou autores, tenham sido monges ou sacerdotes, que utilizavam o texto como manual de ajuda para seus fiéis. De qualquer modo, a verdade sobre sua autoria ainda é um total mistério.
Fonte: Muyinteresante