O Partido Pirata deverá ser o mais novo partido a ser fundado no Brasil. Movimento surgiu em 2006 na Europa, especificamente na Suécia, onde foi fundado o primeiro partido pelo ativista Rick Falkvinge, e rapidamente se espalhou pela Europa. Hoje, há cerca de 65 partidos piratas no mundo.
Os piratas defendem o direito ao livre compartilhamento de arquivos na internet, o direito à privacidade, a utilização das ferramentas da tecnologia para promover a transparência e a participação nos governos. Defendem ainda os direitos humanos e civis.
Nos dias 27 e 28 de julho será realizada a Convenção Nacional de fundação em Recife, com a presença de Rick Falkvinge. Deverão estar presentes piratas de quase 20 estados brasileiros, para eleger a primeira direção nacional, aprovar os estatutos, o programa partidário e dar início à coleta de assinaturas para a legalização. Os planos são disputar as eleições de 2014.
A assembleia de Santa Catarina será realizada neste sábado, dia 16 de junho, a partir das 14 horas no navio pirata ancorado atrás do Hotel Veleiros, no centro de Florianópolis. Mais informações em www.facebook.com/PirataSC ou pelo telefone (48) 8826 2192 ou 9676 5351