Partido Pirata venceria hoje as eleições na Islândia

Os resultados da última sondagem às intenções de voto dos islandeses foram tão surpreendentes que nem a líder do partido acreditava.

De acordo com os dados apurados na sondagem de opinião, o Partido Pirata recolhe 23,9% das intenções de voto, ligeiramente mais do que o Partido da Independência (23,4%) e bastante mais do que o partido que lidera o Governo neste momento, o Partido Progressista, que soma apenas 11% das intenções de voto.

Perante os resultados, Birgitta Jónsdóttir, líder do PP e deputada no parlamento islandês, mostrou-se surpreendida com a confiança que os compatriotas depositavam na sua força política, admitindo que não encontra explicação para a subida expressiva do partido nas sondagens mas agradecendo.

Como recorda hoje o Diário de Notícias, que recupera os resultados da sondagem realizada no final de março, na pesquisa anterior o PP somava 11% das intenções de voto.

O Partido Pirata nasceu na Suécia em 2006 e foi aí que ganhou escala num primeiro momento, conseguindo assento no parlamento e a eleição de um eurodeputado. Hoje o PP está em vários países europeus, mas é a primeira vez que é indicado com líder nas intenções de voto. A reforma dos direitos de autor, a partilha livre de conteúdos na Internet e a liberdade da informação estão entre os principais básicos da sua ideologia.

No Brasil, o Partido Pirata realizou sua convenção de fundação em 2012, mas em 2014 passou por diversas crises internas, que culminaram na fundação do Partido da Internet, na ida de muitos piratas para o Raiz Movimento Cidadanista e uma parcela que permaneceu no partido fundado na convenção, mas numericamente menor do que o partido fundado em 2012.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.