Múmias mais antigas do mundo não são as do Egito

Nem no Egito, ou em qualquer outra cidade da Ásia e Europa…. as múmias mais antigas já encontradas estão no Chile, onde foram descobertas partir de 1983. Tratam-se dos corpos de habitantes da cultura chinchorro, que estavam no deserto de Atacama, conhecido como o mais seco do mundo, próximo à fronteira com o Peru.

Os Chinchorros eram caçadores, coletores e pescadores que viveram na região de Arica entre os anos 7.000 e 7.500 a.C. Sua avançada técnica de mumificação e rituais funerários foram extremamente cuidadosos, e refletem uma cultura bastante rica com profundos conhecimentos de anatomia.

Muito tempo antes de os egípcios desenvolverem a técnica da mumificação, os chinchorros já haviam adotado o costume. Suas múmias parecem indicar períodos e rituais diferentes. Os chinchorros mumificavam todos os tipos indivíduos, aparentemente sem discriminação de idade, sexo ou posição social.

As múmias foram encontradas em colorações diferentes, indo do negro ao vermelho. Entretanto, todas exibem cuidados interessantes, como a remoção completa dos órgãos e a extração de ossos, seguidos de posterior montagem. As expressões faciais transmitem individualidade e uma valorização da vida, não encontradas nas múmias egípcias, por exemplo.

Muitas das pesquisas foram feitas pela equipe do Laboratório de Bioarqueologia da Universidade de Tarapacá. O envio de uma dessas múmias ao Japão provocou uma discussão inflamada sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural dessa civilização.

Resta agora acompanhar o resultado de novos estudos para entender um pouco mais sobre essa cultura tão peculiar e antiga.

fonte: History

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.