O que você tem se combinar Natal, experimentos improvisados de eletrônica, 22.000 luzes, mais de uma dúzia de infláveis, webcams e um software personalizado rodando em um servidor Linux? Luzes de Natal controláveis de Alek Komarnitsky, é claro!
Todos os anos, Alek ilumina a sua casa com 22 mil luzes e mais de uma dúzia de infláveis e, em seguida, permite que estranhos controlem tudo isso através da internet, entrando no site dele.
Tudo isso por quê? Para arrecadar dinheiro para pesquisas sobre a doença celíaca, que acometeram seus filhos há alguns anos atrás.
Desde as 6 horas do dia 24 de dezembro, qualquer pessoa que acesse o site de Alek Komarnitsky pode controlar suas luzes de Natal e infláveis em tempo real. A novidade deste ano é a capacidade de enviar mensagens de texto à Oficina do Papai Noel – um escritório festivamente iluminado onde Alek senta e trabalha enquanto usa uma touca de Papai Noel.
Há três webcams que permitem que você veja a sua obra em tempo real. Alek sustenta que as luzes que piscam rapidamente, que consomem cerca de 70 amperes a plena carga, entretém os vizinhos em vez de irritá-los.
Em uma entrevista para o Slashdot , Alek diz que a maioria das luzes são padrão, as lâmpadas incandescentes baratas em vez de LEDs, porque ele compra a maioria das luzes em vendas de garagem ou quando estão com grandes descontos. Ele também observa que, porque ele só funciona as luzes em dezembro, que levaria um longo tempo para o aumento da eficiência LED para pagar.
Ao longo dos anos, as luzes de Natal de Komarnitsky e patronos generosos levantaram US$ 80.000 para a pesquisa da doença celíaca. Se assistir as webcams fez você se sentir mais festivo, vá em frente e doe! O site estará no ar com essas possibilidades de controlar os ambientes até o dia 1º de janeiro. Não se assuste, ele tem um visual bem anos 1990 (até o ponteiro do mouse muda pra uma imagem de Papai Noel kkkkkkk), mas a causa é nobre!