Museu da História da Computação disponibiliza o código-fonte do Apple II

O Apple II foi o primeiro computador da Apple que contava com a possibilidade de ser utilizado com um monitor. Contudo, ele não tinha uma unidade de disco, ou seja, programas e dados tinham que ser salvos e carregados em gravadores de fita cassete (que eram lentos e pouco confiáveis​​).

O grande problema disso tudo era que os discos — até mesmo disquetes — precisavam de controladores de hardware caros e softwares complexos. Steve Wozniak (confundador da Apple) resolveu o primeiro problema — ele projetou um controlador de disquete incrivelmente inteligente usando apenas 8 circuitos integrados, conseguindo então fazer a lógica programada que outros controladores faziam com hardware. Mas o problema não estava complemente resolvido, já que eles tinham que arrumar um software de alto nível para organizar e acessar os programas e dados no disco.

Quem conseguiu a façanha foi Paul Laughton, um programador contratado pela Shepardson Microsystems. Em 10 de abril de 1978, Steve Jobs então assinou um contrato de US$13 mil com Bob Shepardson para que um gerenciador de arquivos, uma interface BASIC e utilitários fossem criados para o Apple II.

Hoje, graças a Paul Laughton e Dr. Bruce Damer (fundador e curador do Museu de Computação DigiBarn) — e com a permissão da Apple —, o Museu de História da Computação (Computer History Museum) está disponibilizando o código-fonte do Apple II DOS para quem quiser, desde que ele não seja utilizado para fins comerciais e não seja reproduzido sem a autorização da Apple. No total são sete arquivos (PDFs, DOCXs e TXTs) os quais podem ser baixados diretamente pelo site do CHM.

fonte: MacMagazine

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.