Uma foto retirada de um microscópio eletrônico mostra um modelo de carro de Fórmula 1 no tamanho de um grão de areia. Isso foi possível graças a uma técnica de impressão recém-desenvolvida em 3D para nano estruturas.
Pesquisadores da Vienna University of Technology estabeleceram um novo recorde de velocidade mundial para a criação de nano objetos em 3D. Eles criaram estruturas do tamanho de um grão de areia em apenas quatro minutos, o que corresponde a uma fração do tempo de outros itens que já foram impressos.
Antes, fazer grandes estruturas complexas em 3D levaria horas ou mesmo dias, mas com a impressora a laser recentemente desenvolvida com essa tecnologia, os cientistas conseguiram acelerar o processo em 500 ou até 1.000 vezes.
O processo chamado de litografia de dois fótons envolve o uso de um feixe de laser focado para endurecer a resina líquida, a fim de criar objetos micros de polímero sólido. Os cientistas disseram que a técnica poderia ser desenvolvida para fazer pequenas peças biomédicas para serem usadas por médicos.
Na Campus Party deste ano, no estande da CAIXA, estavam sendo feitas impressões em 3D das pessoas. Imprimiram uma "estátua" minha também, mas o resultado é sem comparação.