Essa semana o Mario, ou Super Mario, ou ainda Mario Bros, foi destaque em todos os sites. Afinal, já se vão 30 anos do lançamento do primeiro jogo exclusivo do nosso amigo bigodudo. Mas embora estejamos comemorando a data de 13 de setembro como o aniversário de Mario, o personagem já havia feito sua aparição antes, em 1981, no Donkey Kong.
Em 1981, Ikegami Tsushinki estava desenvolvendo, a serviço da Nintendo, o jogo Popeye. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Shigeru Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem substituto de Popeye chamado “Jumpman” (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline, substituta de Olívia Palito, do gorila Donkey Kong (substituto de Brutus). Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que bastou para se alterar o nome Jumpman para “Mario”. O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome “Mario”. Este jogo também é o único a trazer Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um encanador (pelas tubulações do jogo Mario Bros.) e depois herói (pelos jogos Super Mario Bros. 1, 2 e 3).
Uma outra curiosidade: Mario tem um grande nariz e um bigode porque não havia recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então seu criador pôs um narigão e um bigode para esconder a boca.
Para se ver os movimentos dos braços do Mario era preciso que os braços dele fossem de cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario um macacão azul e uma camiseta vermelha para resolver este problema. Mario tinha a camiseta azul e macacão vermelho em Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camiseta vermelha e macacão azul em Super Mario Bros. 3. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Somente em Super Mario Bros. 3 é que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis.
Veja a evolução de Mario:
A Nintendo colocou no ar um site comemorativo destas três décadas. O site ficou muito bonito, e dá pra ver lá todas as fases do personagem. O endereço do site é http://supermario.nintendo.com
Obrigado por tantos momentos de diversão e alegria, Mario! Ah, e manda um abraço pro Luigi também 😉