BlackBerry Messenger foi fundamental para várias prisões na Operação Lava Jato

 

A BlackBerry anda meio esquecida no mercado, mas seus aparelhos ainda são muito populares entre executivos e empresários. O BBM, app de mensagens da companhia canadense que também está disponível em outras plataformas, se tornou um importantíssimo instrumento para desvendar parte de um dos maiores escândalos de corrupção no Brasil.

Autoridades brasileiras receberam o histórico de conversas do BBM, trazendo acusações criminais para mais de 100 pessoas e pedidos de investigação para mais de 50 políticos na Operação Lava Jato. Nas mensagens, o deputado Luiz Argôlo (PSD) se identificava com o nick “LA”, e disse ao doleiro Alberto Yousseff, que usava o nick “Primo”, que iriam “dominar o Brasil”. Yousseff respondeu que iriam, “se Deus quiser, porque somos bons”.

A lei brasileira exige que empresas forneçam à justiça mensagens, históricos e conteúdos mediante mandato judicial. Em alguns casos isso nem sempre é possível devido ao nível de criptografia do serviço. Nem todas as empresas resolvem cooperar com o processo judicial – como o WhatsApp, que correu o risco de deixar de funcionar no Brasil exatamente por não ter ajudado nas investigações de um processo.

Tudo bem que, nesse caso, a BlackBerry cooperou porque parece ter havido determinação judicial. Agora, é um debate muito delicado, pois ainda que o aplicativo estivesse sendo usado para, no caso, planejar ações de corrupção, é preciso que seja garantida a privacidade de quem usa estes tipos de messengers. Não se pode aceitar que, em nome de poucas exceções, todos sejamos penalizados, não é mesmo?

Com informações: Wall Street Journal

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.