“Levará apenas duas de horas a viajar entre Pequim e Nova Iorque a uma velocidade hipersónica”, afirmou Cui Kai, líder da equipa da Academia Chinesa de Ciências que desenvolveu o protótipo, num artigo reproduzido pelo South China Morning Post.
O avião tem capacidade para se deslocar a 6.000 quilómetros por hora.
Um avião de passageiros demora atualmente 14 horas a percorrer os 11.000 quilómetros que separam Pequim e Nova Iorque.
Batizado de I-plane, trata-se de um modelo biplano, semelhante aos utilizados durante a Primeira Guerra Mundial, de forma a transportar mais carga do que outros veículos hipersónicos, que têm um formato aerodinâmico e asas em delta.
Uma equipe da Academia Chinesa de Ciências em Pequim testaram um modelo reduzido do avião em um túnel de vento que também foi usado para realizar avaliações aerodinâmicas para os protótipos de armas hipersônicas mais recentes da China.
Eles empurraram o modelo de avião para sete vezes a velocidade do som – o que funciona para mais de 8,600 km / h – e encontrou-se surpreendentemente bom, com baixo arrasto e elevação elevada.
A equipe do Laboratório Principal da Academia de Dinâmica de Gases de Alta Temperatura, sob o Instituto de Mecânica, chamou o novo veículo hipersônico do “I-plane”.
Esse nome vem da sombra do avião no chão – na forma de um “I” principal – quando ele está sendo carregado como um bombardeiro de mergulho.
Com duas camadas de asas, o “I-plane” se assemelha ao dos biplanos utilizados durante a primeira guerra mundial. O primeiro tipo de aeronave, a maioria dos biplanos desapareceu após a década de 1930, já que os designers de planos perseguiram velocidades mais elevadas e eficiência de combustível.
Os pesquisadores disseram que este projeto de biplano significa que a aeronave será capaz de lidar com carga útil significativamente mais alta do que os veículos hipersônicos existentes que têm uma forma simplificada e asas delta.
A quantidade de carga que o novo veículo hipersônico foi de cerca de 25% da de um jato comercial “Boeing 737” de acordo com o estudo. Isso significa que o “I-plane” poderia transportar até cinco toneladas de carga, ou 50 passageiros.
Um Boeing 737 típico pode transportar até 20 toneladas de carga ou cerca de 200 passageiros.