Mentiras, infelizmente existe em todo lugar: afinal de contas, quem é que nunca mentiu, não é mesmo?
Entretanto, existem pessoas que fazem de sua vida toda uma grande mentira – uma doença conhecida como mitomania – desafiando os mais sérios assuntos possíveis a partir de histórias que podem causar um grande problema para todos.
Nesses casos, é até fácil reconhecer quando o sujeito está contando alguma lorota, e geralmente, depois de um tempo de convivência, passamos a não acreditar em nada do que a pessoa fala (mesmo que seja verdade).
Algumas pessoas, porém, são mais espertas na hora de contar uma história que não aconteceu, sendo assim mais difícil detectar a mentirinha.
Mas aqui temos 10 dicas para descobrir se alguem está mentindo:
1 – Os mentirosos de plantão procuram evitar olhar nos olhos das pessoas, já que isso pode intimidá-los. Geralmente eles olham para baixo ou para os lados.
Entretanto, alguns mentirosos já sabem da técnica e por isso olham descaradamente nos olhos, a fim de convencer a pessoa de que ela está falando a verdade. Fique atento!
2 – A linguagem corporal dos mentirosos é geralmente oposta do que eles dizem.
Por exemplo, ao dizer que irão fazer algo e gesticular um “não” com a cabeça.
3 – Os mentirosos também evitam ficar de frente para a pessoa com quem estão conversando.
Eles geralmente deixam o rosto e o corpo voltados para a direção oposta ou ficam em diagonais, nos cantos, como uma maneira inconsciente de esconderem o que dizem.
4 – As expressões faciais deles são limitadas enquanto contam suas mentiras, diferentes de uma história verídica em que a pessoa vivencia as emoções contidas.
Fique atento na repetição das expressões faciais.
5 – Eles são muito enfáticos em algumas afirmações como, por exemplo, “eu JAMAIS faria isso”, “eu SEMPRE fiz o correto”, etc.
Essa é uma forma comum de convencer o ouvinte.
6 – Para confortar o ouvinte de que a mentira é verdadeira, eles usam frases como “para ser sincero”, “para lhe falar a verdade”, “acredite em mim”, etc.
7 – Quando você faz uma questão que ele não estava esperando é muito provável ele fazer uma longa pausa ou enrolar uma outra história, para ter tempo de pensar em alguma mentira sobre o que você perguntou.
Caso ele não consiga criar uma historia satisfatória, ele irá enrolar com detalhes que iram te levar para o ponto que ele deseja.
8 – A gagueira ou a troca de palavras, pela incoerência ao se expressar em alguma situação que o mentiroso não esteja esperando, também é um sinal de mentira.
9 – Eles respondem com frases inteiras. Por exemplo, ao invés de falar apenas “sim” ou “não”– é uma maneira complexa que os mentirosos tem para arquitetarem suas mentiras.
Eles repetem a frase que você disse junto com a afirmação de “Sim” ou “Não”, ou sempre completam a afirmação com uma historia.
10 – Os mentirosos frequentemente se demonstram incomodados, e adotam vários “tiques nervosos”. Como por exemplo coçar o nariz, a cabeça, etc.
Isso ocorre porque é muito difícil contar uma mentira e controlar a linguagem corporal inconsciente.
Vale ressaltar que caso você esteja conversando com alguem, e a pessoa apresente um ou dois dos tópicos apresentados aqui, não quer dizer necessariamente que a mesma esteja mentindo.
Por exemplo, caso você a dica 3 e a dica 10, pode ser que a pessoa não esteja virada para você porque está com pressa, e esteja coçando a cabeça porque está com piolho. rs
Fonte: INC