Um estudo publicado por cientistas da fundação Global Challenge e do instituto Future of Humanity apontou algumas possíveis causas para o fim do mundo. Os riscos globais mais evidentes fazem parte de possibilidades extremas, que poderiam realmente acabar com a vida na Terra.
As formas mais prováveis de fim do mundo podem causar a extinção da humanidade ou colocar o homem numa situação muito precária de vida.
Conheça os 10 acontecimentos que podem levar ao fim do mundo no futuro:
1. Aquecimento Global:
O aquecimento do planeta entre 4 e 6 ºC poderia ser fatal para a humanidade. As altas temperaturas levariam à elevação do nível dos oceanos e afetaria diretamente a produção de alimentos.
2. Nova Guerra Fria:
Uma guerra nuclear poderia acontecer no futuro e destruir a vida na Terra. Essa guerra seria uma catástrofe humanitária. Um conflito entre Estados Unidos e Rússia, por exemplo, seria capaz de afetar cerca de 2 bilhões de pessoas.
3. Supervirus:
Uma pandemia provocada por um supervirus poderia matar milhões de pessoas no mundo.
4. Asteróides:
A colisão de asteróides com a Terra é possível. O impacto poderia acabar com o planeta.
5. Supervulcões:
Erupções vulcânicas poderiam provocar extinções em massa na Terra.
6. Sol:
O Sol pode acabar daqui 1,5 bilhão de anos. Quando isso acontecer, o núcleo do Sol entrará em colapso, transformando-lo em uma gigante vermelha, os oceanos da Terra vão evaporar e a vida será extinta.
7. Campo Magnético:
O campo magnético é importante para o equilíbrio e a energia da Terra. Com o enfraquecimento do campo, o planeta teria sua densidade atmosférica afetada e toda a vida estaria em risco.
8. Resfriamento Global:
Os pesquisadores acreditam que a Terra está em expansão. Em algum momento, o planeta pode ficar muito longe do Sol, sem receber luz para manter a vida. Alem de que, em caso de uma super erupção (ITEM 5), as cinzas iram bloquear os raios solares, culminando em uma nova era do gelo.
9. Bilhar Estelar:
O universo está em constante choque e movimento. Uma estrela pode facilmente entrar nos dominios do nosso Sol. E não precisa nem chegar muito perto, apenas o fato de ela passar próximo a nuvem de Oort (muito alem de Plutão) já pode ser o suficiente para desestabilizar as orbitas dos planetas e lançar milhões de meteoros para o sistema solar interior.
10. Supernova:
A Supernova é um dos eventos mais extremos que acontece no universo. Uma estrela se torna supernova quando explode dentro de uma galáxia. Se essa explosão acontecer perto da Terra (Nesse caso perto seria menos de 100 Anos Luz), seria o fim do mundo.