Independentemente do seu conhecimento científico (ou falta dele), uma 4ª dimensão do espaço é um conceito muito difícil de entender (atenção: não estamos falando sobre a 4ª dimensão do tempo, mas outra dimensão de espaçamento).
Para entender o quão difícil é imaginar um mundo com uma 4ª dimensão espacial, vamos usar algumas comparações.
Primeiro, imagine uma cor que não existe. Em seguida, tente encontrar uma maneira de explicar como uma cor cotidiana parece (como azul, por exemplo) para alguém que nasceu cego.
Ambas são coisas muito difíceis, certo? Bem, nos encontramos exatamente com os mesmos problemas quando tentamos imaginar uma 4ª dimensão para o espaço. Mesmo para aqueles de nós com a imaginação visual mais poderosa, tentar imaginar como um objeto de 4 dimensões se olharia em um mundo tridimensional é impossível.
Ou seja, para ser exato é totalmente impossível.
No entanto, a matemática nos oferece um pouco de assistência nesta área.
Você vê, para um matemático, a 4ª dimensão pode ser representada usando geometria de coordenadas e vetores dentro de um espaço algebraico de 4 dimensões (Você, assim como eu, não deve entender muito nesse grau da matemática, mas apenas olhe o vídeo abaixo para ter uma ideia do que isso significa).
Então, em suma, a compreensão de um mundo com 4 dimensões espaciais ainda é extremamente difícil … mas, o que seremos divertidos se não tentássemos?
O MÉTODO SIMPLES DE EXPLICAÇÃO:
Por exemplo, ao usar as leis de Newton para criar uma equação para a pressão de um gás em um recipiente, as partículas são assumidas como sem volume. Você também usou esse princípio ao mesmo tempo em fazer a geometria mais básica em matemática. Ao traçar uma coordenada, antes de juntá-la a qualquer outro, você (em teoria) criou um ponto infinitamente pequeno na dimensão zero (claro, seu lápis nunca pode ser suficientemente afiado para literalmente fazer isso).
Em seguida, pegue seu ponto infinitamente pequeno e estenda-o em uma única linha reta em qualquer direção. A dimensão ainda não tem largura ou altura, mas você deu comprimento e, ao fazê-lo, colocou-a na 1ª dimensão. Em teoria, se você desenhou sua nova linha em uma direção infinita – você criaria realmente uma dimensão.
Desta vez, estenda-o perpendicular à sua direção original para criar um plano (vamos fingir que você fez um quadrado). Este novo hipercubo está agora na 2ª dimensão porque pode diferir em 2 medidas – largura e comprimento. Se você expandir o quadrado infinitamente – você criaria um espaço bidimensional.
Qual é a única direção para ampliar nosso hipercubo? – altura. Você não poderia fazer isso no papel, é claro, mas se você tiver acesso a algum software gráfico em 3-D você poderia tentar. A nova forma tem a capacidade de ter medidas em largura, comprimento e altura – mas com todos os ângulos, eles são iguais a 90 graus. Mais uma vez, isso também pode ser expandido infinitamente para criar um espaço inteiro de 3 dimensões, e esta é, obviamente, a dimensão em que nós, como seres humanos, vivemos.
IMAGINANDO UMA 4ª DIREÇÃO
Certo, e agora? Bem, agora eu peço que você pare e tente imaginar uma 4ª direção, honestamente, pensa alguns segundos … não consegue? Não temos mais direções na 3ª dimensão em que podemos expandir nosso hipercubo (obviamente), mas pode ser feito na 4ª dimensão do espaço-tempo; Chamamos isso de Tesseract (não é aquele dos Vingadores).
Existem várias maneiras de tentar ter uma perspectiva ao visualizar esta expansão, mas isso seria muito difícil de explicar neste artigo. Então vamos ser mais práticos.
Agora, imagine-se olhando para baixo em um pedaço de papel, e este pedaço de papel é o lar de um mundo que existe apenas em 2D espaço-tempo. Mesmo que a 2ª dimensão exista dentro da 3ª dimensão, esses seres não teriam ideia de que você existe porque não terão compreensão de outra direção do espaço (eles não poderiam procurar por você porque não é um conceito que eles podem entender) . É fácil para nós dizer ‘altura’ porque experimentamos altura – lembre-se de como foi difícil pensar em uma 4ª direção?
Se você cutucou seu dedo nesse mundo 2D, só apareceria como um disco plano sem altura quando visto de lado. Vamos imaginar que nessa folha (no mundo 2D) exista um ponto dentro de um cofre, você poderia facilmente alcançar e puxar o ponto. Os seres 2-D não teriam ideia de como isso era possível porque para eles, você de alguma forma passou os únicos limites dimensionais de que eles conhecem. Você poderia fazer isso porque a segunda dimensão tem uma seção transversal através do nosso espaço.
Eu sei que isso pode ser um pouco confuso, mas pode piorar.
Como você acha que um ser da 4 dimensão nos vê?. Não podíamos dizer com certeza como eles iriam olhar, mas uma vez eu falei que eles pareceriam “um monte de manchas de pele”. A criatura 4-D poderia ver tudo em nosso espaço tridimensional porque eles existiriam fora de nossos limites – além de ver dentro de qualquer objeto.
Isso seria horrível, mas eles teriam o poder de ver dentro de seu corpo e remover qualquer um de seus órgãos sem ter que penetrar sua pele. Assim como você poderia remover o ponto, puxando-o para sua dimensão, eles poderiam fazer o mesmo com você (possivelmente algum tipo de vingança em uma aliança 2-D / 4-D?). Da mesma forma, essas criaturas podem existir em nosso próprio universo e podem viver aqui sem detecção, mas, novamente, nunca poderíamos vê-las, assim como os seres 2-D nunca poderiam nos ver.
Na verdade, é meio louco pensar nisso…
Bom, na próxima semana iremos falar sobre a 5º Dimensão (brincadeira, a 4º já é complexa o suficiente).
Fonte: futurism.com